Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRF3 NEGA HABEAS CORPUS A ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO “ÁGUAS CLARAS” E DETERMINA PROSSEGUIMENTO DA AÇÃO PENAL

    Para magistrados, não há motivos para o trancamento da ação penal

    A Décima Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) negou a concessão de habeas corpus em favor de Haller Ramos de Freitas Junior e Monica Pereira da Silva Ramos de Freitas, determinando a retomada da ação penal referente à “Operação Águas Claras”, que investiga desvio de recursos públicos repassados a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

    Os magistrados entenderam que não ficou comprovado o cabimento de qualquer situação apta ao trancamento da ação penal, tendo em vista a ausência de fatos e provas acerca da inocência dos pacientes, da atipicidade das condutas ou da extinção de suas punibilidades.

    Além disso, desconsideraram o pedido de decretação de nulidade da decisão de primeira instância que refutou a resposta à acusação ofertada pelos pacientes, assim como a alegação de vício referente à ausência de fundamentação. Por fim, determinaram a inadequação do habeas corpus como via legal utilizado pelos pacientes.

    “A possibilidade de trancamento da ação penal, por meio do manejo de habeas corpus, é medida excepcional, somente sendo admitida quando restar evidenciada dos autos, de forma inequívoca e sem a necessidade do revolvimento do arcabouço fático-probatório, a inocência do acusado, a atipicidade da conduta ou a extinção de sua punibilidade”, ressaltou o desembargador federal relator Fausto De Sanctis.

    Com a decisão, a ação penal foi retomada na 3ª Vara Criminal de São Paulo, tendo sido designados dias e horários para a realização das audiências de instrução e julgamento.

    Habeas Corpus 0003407-96.2017.4.03.0000/SP

    Processo em primeiro grau 0002350-61.2016.403.6181

    Assessoria de Comunicação Social do TRF3

    • Publicações4474
    • Seguidores2951
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações132
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf3-nega-habeas-corpus-a-envolvidos-na-operacao-aguas-claras-e-determina-prosseguimento-da-acao-penal/553743818

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior do Trabalho
    Súmulahá 54 anos

    Súmula n. 368 do TST

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 6 anos

    MPF: Ex-gerente de Saúde dos Correios Marcos Esteves é preso no Rio de Janeiro

    Notíciashá 11 anos

    Operação Águas Claras cumpre mandados de prisão em 4 estados

    Operação Athos: MPF denuncia 22 pessoas por tráfico internacional de drogas Organização criminosa, com estrutura ramificada e complexa, atuava em vários estados brasileiros

    Julio Cesar Martins, Estudante de Direito
    Modelosano passado

    Contestação - Inépcia Inicial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)