Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TRF3 RECEBE ESTUDANTES DA UNISAL DE AMERICANA

    Visita monitorada contou com 26 estudantes de direito do interior de São Paulo

    O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 10 de dezembro, a visita de 26 estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Salesiano (Unisal)/ Unidade Americana, do interior de São Paulo.

    A visita monitorada, organizada pela Ouvidoria-Geral, faz parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem o objetivo de apresentar a estudantes a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região e a organização de setores do Tribunal.

    Na abertura, os alunos assistiram a um vídeo institucional e a uma palestra sobre a estrutura da 3ª Região e os tipos de processos que são julgados pela Justiça Federal. Em seguida, os universitários tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento da Sexta Turma, presidida pelo desembargador federal Mairan Maia.

    Eles também foram recebidos na Subsecretaria da Segunda Turma e, depois, no gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni, ouvidora-geral, em exercício. Em seguida, foram para o Plenário da Corte, onde foram recebidos pelos servidores José de Vasconcelos Filho e Jacques Cabral da Nóbrega.

    Ao final da visita, os universitários conversaram com o juiz federal substituto Bruno Takahashi sobre a carreira da magistratura. Para o magistrado, as visitas monitoradas são importantes para os estudantes conhecerem o funcionamento da Justiça Federal e saber das oportunidades da carreira que pretendem seguir depois de formados.

    Conhecendo a Justiça

    Os alunos vieram acompanhados pelo professor Roliandro Antunes da Costa. Segundo ele, a visita monitorada é muito produtiva. “A Unisal sempre tem a preocupação de fazer com que os alunos conheçam os tribunais, tanto em Brasília como em São Paulo. Então, fazendo uma pesquisa, descobrimos que o TRF3 promovia essas visitas e decidimos agendar”, explicou.

    Segundo o docente, “é muito importante os alunos acompanharem tanto as sessões de julgamento como o próprio histórico do Tribunal, que inclui lutas pelo acesso a Justiça e a efetivação da entrega jurisdicional para a sociedade”.

    A estudante Franciely Camila da Silva, 23 anos, falou da importância da visita: “Eu já estagiei em muitos lugares e em muitas áreas do direito, mas aqui no TRF3 eu nunca tinha vindo e não conhecia nada. Foi muito importante ter vindo aqui”.

    Já a aluna Bruna Stefani, de 20 anos, falou sobre o que mais gostou na visita: “Estou achando tudo muito interessante, pois podemos vivenciar na prática todo o trabalho que ocorre aqui. Na palestra do juiz, eu até acabei me emocionando, ao ver que com empenho e esforço, todos somos capazes de alcançar nossos objetivos”, finalizou.

    Agende sua visita

    O projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

    As instituições que tiverem interesse em participar de uma visita monitorada ao TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

    Assessoria de Comunicação Social do TRF3

    • Publicações4474
    • Seguidores2961
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf3-recebe-estudantes-da-unisal-de-americana/265790151

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)