Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TRF3 RECEBE ESTUDANTES DE DIREITO

    Visitas monitoradas aconteceram durante o mês de março com a presença de alunos de Direito do interior de São Paulo

    No mês de março, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu 73 alunos de faculdades do interior do estado que participaram de visitas monitoradas ao órgão.

    Em 15 de março, estiveram no TRF3 45 estudantes de Direito do Instituto Municipal Matonense de Ensino Superior (IMMES), da cidade de Matão. 28 alunos do curso de Direito da Instituição Toledo de Ensino (ITE), do município de Botucatu, visitaram a Corte no dia 29 de março.

    A visita monitorada, organizada pela Ouvidoria-Geral, faz parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem o objetivo de apresentar a estudantes a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região e a organização de setores do Tribunal.

    Os estudantes assistiram a um vídeo institucional e a palestras sobre a estrutura da 3ª Região e os tipos de processos que são julgados pela Justiça Federal e também sobre o funcionamento dos Juizados Especiais Federais. Em seguida, os universitários tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento da Primeira Turma.

    Eles também foram recebidos nas Subsecretarias de Turmas e, depois, nos Gabinetes dos desembargadores federais Hélio Nogueira, ouvidor-geral do TRF3, e Tânia Marangoni. Em seguida, foram para o Plenário da Corte, onde foram recebidos pelos servidores do órgão.

    Ao final da visita, os universitários do IMMES conversaram sobre a carreira da magistratura com o desembargador federal Fausto De Sanctis, e os estudantes da ITE com a juíza federal Adriana Galvão Starr.

    Para o desembargador Fausto De Sanctis, as visitas monitoradas servem para mostrar ao estudante a realidade da atuação judicial. “É muito bom esse contato direto, de aproximação, de questionamento e resposta, de uma maneira que satisfaça minimamente as expectativas de conhecimento do estudante. É muito bom isso, para a universidade e para nós também, para demonstração e legitimação da nossa atividade”, concluiu o magistrado.

    A juíza federal Adriana Galvão Starr afirma que a iniciativa é muito interessante. “Eu acho fundamental, tanto para formação acadêmica deles como para vivência prática”, comentou.

    Conhecendo a Justiça

    Os alunos de Matão vieram acompanhados pelos professores José Wamberto Zanquim Junior e Rodrigo Alves da Silva. Segundo o professor José Wamberto, a visita é uma atividade muito importante para os alunos dos 3º, 4º e 5º anos do curso de Direito: “eles conhecem a estrutura do Tribunal, o funcionamento da Justiça Federal, como funciona uma sessão de julgamento e isso agrega bastante ao conhecimento deles”.

    Para o professor Rodrigo Alves da Silva, é importante que os alunos tenham esse tipo de acesso, “porque eles têm que ter uma visão pragmática do que é o judiciário, especialmente o judiciário federal”.

    Com a visita monitorada “nós, estudantes, acabamos tendo conhecimento de toda a máquina, de todo o sistema judiciário”, afirmou o aluno do 5º ano, Célio Rossi.

    O universitário Lázaro Neto Alves Goulart, do 3º ano, entende que é de extrema importância conhecer como funciona o judiciário, “porque temos uma vivência dentro da sala de aula, onde só ouvimos falar e não sabemos como é”.

    A estudante do 4º ano, Maria Souza, tinha curiosidade em conhecer o TRF. “O aprendizado que se adquire aqui é muito importante, porque é algo que você não conhecia. Enfim, para mim está sendo muito gratificante”, declarou.

    Os alunos de Botucatu foram acompanhados pelos professores José Otávio de Almeida Barros Junior e Ricardo Alessi Delfim. Segundo José Otávio, as visitas fazem parte de um projeto da faculdade: “Nós incentivamos os alunos a saírem um pouco da esfera apenas da sala de aula e acompanharem o diaadia do Poder Judiciário”.

    Para a aluna Nayara Martinelli Bernardo, do 4º ano, “a visita foi muito instrutiva e nos mostrou uma realidade da qual não temos contato”.

    Agende sua visita

    O projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

    As instituições que tiverem interesse em participar de uma visita monitorada ao TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

    Fotos: ACOM/TRF3
    Visitas do programa "TRF3 de Portas Abertas" durante o mês de março

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações4474
    • Seguidores2961
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf3-recebe-estudantes-de-direito/320958462

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)