Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TRF3 RECEBE TRÊS PRÊMIOS NA X EDIÇÃO DO “CONCILIAR É LEGAL”

    Pela primeira vez, CNJ concede ao mesmo Tribunal dois prêmios relacionados ao volume de acordos homologados

    O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) recebeu, no último dia 18 de fevereiro, premiação em três categorias na X Edição do “Conciliar é Legal”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Demandas Complexas e Coletivas, maior índice de conciliação nos 12 meses anteriores à Semana Nacional da Conciliação em 2019 e mais acordos homologados durante o mesmo evento.

    Presente à cerimônia, realizada na sede do CNJ, em Brasília, o Coordenador da Central de Conciliação de São Paulo, Juiz Federal Bruno Takahashi, afirmou que o reconhecimento do Conselho mostra que o TRF3 está alinhado à política nacional de conciliação, definida pela Resolução CNJ n.º 125/2010. Ao receber os prêmios em nome da 3.ª Região, o Juiz Federal lembrou o compromisso permanente da instituição com essa política pública nacional.

    O presidente da Comissão Permanente de Solução Adequada de Conflitos do CNJ, Conselheiro Henrique Ávila, disse que o prêmio contribui para mudar a cultura de judicialização excessiva que predomina no país. De acordo com ele, a cultura do litígio está mudando no Brasil desde que o Conciliar é Legal foi instituído, há dez anos. “Esse é um movimento que vem para o bem do Poder Judiciário e das partes, para a solução de litígios.”

    O prêmio é conferido anualmente pelo CNJ com o objetivo de identificar, disseminar e estimular os métodos consensuais de resolução de conflitos. Na décima edição do Conciliar é Legal, 46 práticas entraram na disputa. O Comitê Gestor da Conciliação realizou a escolha por meio de votação virtual, no período de 22 a 27 de janeiro de 2020. O prêmio também foi entregue aos tribunais que alcançaram índices expressivos de conciliação durante a Semana da Conciliação ao longo do ano.

    Conheça as Práticas Vencedoras do TRF3

    O TRF3 recebeu prêmios pelo maior índice de conciliação nos 12 meses anteriores à Semana Nacional da Conciliação, realizada entre 4 e 8 de novembro de 2019, e pela quantidade de acordos homologados durante o evento.

    Na modalidade “Demandas Complexas e Coletivas”, foi vencedora a prática “Religiões Afro: Direito de Resposta”, realizada pelo Gabinete da Conciliação da Justiça Federal na 3.ª Região (GABCON), que é coordenado pelo Desembargador Federal Paulo Fontes.

    A prática é resultado do acordo homologado em ação civil pública, pelo GABCON, em dezembro de 2018. Esse acordo estabeleceu que a Rede Record e Rede Mulher (atual Record News) produzissem e exibissem quatro programas de televisão, a título de direito de resposta coletivo às religiões de matriz africana, por ofensas transmitidas na programação das emissoras.

    Assista aos vídeos:

    Programa 1
    Programa 2
    Programa 3
    Programa 4


    Veja aqui todos os ganhadores na X edição do Conciliar é Legal.

    Assessoria de Comunicação Social do TRF3
    Com informações do CNJ

    • Publicações4474
    • Seguidores2961
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf3-recebe-tres-premios-na-x-edicao-do-conciliar-e-legal/813479800

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)