Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TRF4 nega redução da conta de energia à empresa Ughini

    A empresa gaúcha de artigos esportivos Ughini terá que seguir pagando a totalidade das faturas de energia elétrica referentes às quatro lojas que tem em Porto Alegre (RS). O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou pedido liminar de suspensão da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um dos encargos presentes na fatura.

    A CDE é um encargo setorial cobrado pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica com o objetivo de promover a universalização do serviço em todo o território nacional, conceder descontos a usuários de baixa renda e custear sistemas elétricos isolados, entre outros.

    A empresa ajuizou ação na 5ª Vara Federal de Porto Alegre com pedido de tutela antecipada em novembro do ano passado. A liminar foi indeferida e a autora recorreu ao Tribunal.

    Os advogados alegam que as novas finalidades para a CDE estipuladas por decreto é inconstitucional, bem como que a empresa é usuária intensiva de energia elétrica em suas operações industriais e a elevação do custo da energia implicará a perda de competitividade e o impedimento do sucesso de seu plano de recuperação e a satisfação de seus credores.

    O relator do caso, desembargador federal Luís Alberto D'Azevedo Aurvalle manteve o entendimento de primeira instância. Segundo Aurvalle, não se verifica os requisitos para a concessão de uma liminar como o perigo da demora. Para o desembargador, a medida postulada é estritamente econômica e não há elementos concretos que apontem para a possibilidade de quebra das autoras ou de inviabilização de suas atividades econômicas pelo recolhimento das quantias no curso do processo.”

    A ação segue tramitando na 5ª Vara Federal de Porto Alegre.

    • Publicações6752
    • Seguidores1399
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf4-nega-reducao-da-conta-de-energia-a-empresa-ughini/455163563

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)