Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal lança edição nº 37 do Informativo Jurisprudencial

    A 37ª edição do Informativo Jurisprudencial, que traz os principais julgamentos da Corte em julho de 2011, já está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, na Seção de Jurisprudência .

    Os assuntos de maior evidência nesta edição são as criações de novas Zonas Eleitorais, além do julgamento de prestações de contas de Comitês Financeiros com despesas não declaradas.

    Em julgamento sobre mesária faltosa, o Tribunal negou provimento a recurso, mantendo decisão de primeiro grau que isentou mesária de pena pecuniária por desatender à convocação para os trabalhos eleitorais dos dois turnos das eleições de 2010 em razão da condição de gestante, devidamente provadas.

    O informe relata ainda um caso em que o Tribunal absolveu o réu em recurso criminal, cuja denúncia fundamentou-se na possível prática do delito de falsidade ideológica, em razão de o recorrente, visando auxiliar um eleitor a realizar, fraudulentamente, a transferência do seu domicílio eleitoral, haver entregue a ele uma fatura de luz em nome de terceiro, com endereço no município. Concluiu-se que, ausente prova segura de que o réu praticou ações com capacidade de ter feito nascer no eleitor a determinação, a vontade de utilizar declaração falsa para transferir o título eleitoral, não há como manter a condenação imposta, sobretudo quando restar demonstrado o interesse pessoal prévio de mudança de domicílio eleitoral.

    O Informativo Jurisprudencial é produzido pela Coordenadoria de Gestão da Informação da Secretaria Jurídica do TRESC com a finalidade de proporcionar um melhor conhecimento das decisões da Corte aos advogados e partidos.

    Leia mais:

    08.07.11 - Nº 36 do Informativo Jurisprudencial destaca julgamentos de junho

    Por Bárbara Puel Broering

    Assessoria de Imprensa do TRESC

    • Publicações4242
    • Seguidores284463
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-lanca-edicao-n-37-do-informativo-jurisprudencial/2797056

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)