Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRIBUNAL PLENO ACEITA DENÚNCIA CONTRA PROMOTOR RONALDO ANDRADE

    há 12 anos

    Por 7 a 4 Corte de Justiça vota com a relatora do processo desembargador Carla Reis. Promotor envolvido no "Caso Ferrugem"

    Por 7 votos a 4, o Tribunal Pleno decidiu, nesta terça-feira, 12/06, aceitar a denúncia contra o promotor de Justiça Ronaldo Andrade. A relatora do processo foi a desembargadora Carlas Reis, cujo relatório pediu a aceitação da denúncia. A acusação é de autoria do Ministério Público Estadual (MPE). O julgamento do processo foi adiado, no último dia 24 de abril, por conta do pedido de vista do desembargador Domingos Chalub.

    O promotor é acusado de fraude processual, falsidade ideológica e de forjar auto de resistência. O julgamento tinha sido adiado na sessão do dia 08/05, pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), devido a um pedido de vista do desembargador Domingos Chalub. Antes, no dia 10 de abril, durante audiência do pleno que iria avaliar as acusações contra o promotor de Justiça, o desembargador Flávio Pascarelli também já havia pedido vista do processo, suspendendo a audiência.

    Vídeo no Pleno

    Ronaldo Andrade estava presente durante a Operação 'Cachoeira Limpa', realizada em maio de 2011, no município de Presidente Figueiredo, localizado a 180 quilômetros de Manaus, que acabou resultando na morte do empresário Fernando Araújo Pontes, o "Ferrugem".

    A operação fazia parte do cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa de "Ferrugem", que comandaria uma rede de pedofilia. O acusado acabou sendo morto a tiros.

    Com a morte de Ferrugem, a Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública instaurou procedimento presidido pelo delegado Alberto Ramirez, que apontou em seu relatório final que os policiais Melquezedeque Sarah de Oliveira Galvão e Natan Oliveira de Andrade foram os responsáveis pelos disparos que mataram Fernando Pontes.

    Durante a sessão do Tribunal Pleno, a relatora, desembargadora Carla Reis apresentou um vídeo cedido pelo Ministério Público que mostra a ação da Polícia Militar durante a operação "Cachoeira Limpa". Desembargadora Socorre Guedes absteve-se de votar.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações407
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-pleno-aceita-denuncia-contra-promotor-ronaldo-andrade/3147603

    Informações relacionadas

    Notíciashá 9 anos

    TJMA recebe denúncia contra promotor de Justiça por suposto crime de desacato

    Edson Marcos Morozini Júnior, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    O desvio de finalidade como elemento de invalidação de ato da administração pública

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)