Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Tribunal Regional da 4a Região reconhece incapacidade permanente de segurada especial rural

Fonte: TRF4

Publicado por Raphael Luque
ano passado

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) concedeu aposentadoria por incapacidade permanente à agricultora de Abelardo Luz (SC) de 59 anos com lesões na coluna. Conforme a 9ª Turma, a moléstia é incapacitante e a segurada tem baixa escolaridade para atuar em outra função.

A autora apelou ao TRF4 para que o auxílio-doença concedido em primeira instância fosse transformado em aposentadoria por incapacidade permanente. Ela sustentava sofrer transtornos nos discos intervertebrais, com dores que a impediam de trabalhar.

Para o relator, desembargador Paulo Afonso Brum Vaz, “embora a perícia judicial tenha concluído pela incapacidade temporária da parte autora, a comprovação da existência de moléstia incapacitante, corroborada pela documentação clínica, associada às suas condições pessoais - habilitação profissional (agricultora e baixa escolaridade) e idade atual (59 anos de idade), prestam-se a demonstrar a efetiva incapacidade definitiva para o exercício da atividade profissional, o que enseja, indubitavelmente, a concessão de aposentadoria por incapacidade permanente”.

  • Sobre o autorDireito Previdenciário & Administrativo
  • Publicações121
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-regional-da-4a-regiao-reconhece-incapacidade-permanente-de-segurada-especial-rural/1842194314

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 21 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELACAO: APL XXXXX-08.2002.8.19.0001 RIO DE JANEIRO CAPITAL 33 VARA CIVEL

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quero saber do meu resultado da minha perícia continuar lendo