Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRT anula advertência indevida ao ex-professor da PUC Minas

    Publicado por Justificando
    há 7 anos

    A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), por unanimidade, deu provimento ao recurso para anular a advertência indevida feita ao professor e advogado Leonardo Isaac Yarochewsky, pela PUC Minas (Câmara Departamental), nesta quarta-feira (15).

    A advertência foi aplicada sob o fundamento de que Yarochewsky teria tido um comportamento desrespeitoso com uma funcionária da instituição. Segundo a decisão do Tribunal, a Sociedade Mineira de Cultura, entidade mantenedora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e outras instituições, não respeitou o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa.

    A advertência não observou o contraditório, e empresa bem diz que não estava obrigada à um procedimento administrativo, mas na medida em que ela optou por fazer um procedimento desse, eu penso que ela tem que oportunizar o contraditório“, justificou a Turma.

    Por acreditar que tal advertência desmerece e constrange a imagem do professor perante a comunidade científica, a Turma entendeu ainda que ele deve ser indenizado por danos morais. Assim, por 2 x 1 votos, foi decisão foi de condenar a Sociedade Mineira de Cultura em danos morais, em R$ 20 mil – convertido em bolsa de estudos conforme requereu o Yarochewsky.

    Antes disso, em novembro de 2016, o professor foi destituído do cargo sem justa causa. À época, juristas se solidarizaram contra a demissão do professor. Leonardo Isaac Yarochewsky é advogado, colunista no Justificando e autor do livro “Tchau, Querida Democracia“. Formado pela PUC, lecionou 26 anos na Universidade.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores936
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-anula-advertencia-indevida-ao-ex-professor-da-puc-minas/432539246

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)