Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024

TRT da 2ª Região mantêm condenação por danos morais de empresa que divulgou justa causa a terceiros

Decisão serve de alerta às empresas quanto a conduta que não deve ser adotada em casos de justa causa.

Publicado por Henrique Dal Pont
há 2 anos

A 4ª Turma do TRT da 2ª Região (Campinas), em processo de relatoria da Desembargadora Ivani Contini Bramante, manteve a condenação por danos morais de empresa que divulgou a aplicação de justa causa a ex-colaborador para terceiros que entravam em contato buscando referências profissionais.

Após sua saída da empresa, o ex-colaborador enfrentou sérias dificuldades em recolocar-se no mercado de trabalho. Realizou e avançou nas etapas de diversos processos seletivos. Contudo, sempre no momento em que as empresas recrutadoras buscavam referência junto ao antigo empregador, tinha sua candidatura rejeitada.

Para compreender o motivo das rejeições, o homem combinou com sua esposa que esta ligaria em sua antiga empresa, simulando interesse em contratá-lo para vaga de emprego. Na ligação, que estava sendo gravada, ao questionar a antiga empregadora quanto a saída do ex-colaborador, foi prontamente informada que o motivo do desligamento foi aplicação de justa causa.

Com a gravação desta ligação, o trabalhador anexou nos autos da reclamatória trabalhista, na qual havia formalizado recentemente acordo com a antiga empregadora, o material que demonstrava a conduta ofensiva.

O processo chegou a 4ª Turma do TRT da 2ª Região que ao analisar o caso, em que pese as alegações quanto a ilicitude da prova por quebra do sigilo telefônico, entendeu que houve clara ofensa a esfera moral do trabalhador pois a conduta da empregadora dificultou a reintegração deste no mercado de trabalho.

A Turma manteve a condenação da empresa em R$ 4.000,00 (quatro mil reais) acrescida de multa no importe de R$ 500,00 (quinhentos reais) a cada nova informação desabonadora do empregado que a empregadora vier a divulgar para terceiros.

Tal decisão serve como um grande alerta às empresas: o motivo do desligamento de seus colaboradores não pode, em hipótese alguma, ser divulgado, sob pena de resultar em prejuízo econômico-financeiro não só a empregadora mas, também, ao ex-colaborador.

Fonte com a matéria completa: TRT2.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Civil, Contratual e Trabalhista.
  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-da-2-regiao-mantem-condenacao-por-danos-morais-de-empresa-que-divulgou-justa-causa-a-terceiros/1629171167

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)