Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRT9 inaugura Comenda das Araucárias

    Às vésperas da aposentadoria compulsória, por completar 70 anos em outubro, o desembargador Tobias de Macedo Filho foi o primeiro homenageado com a Comenda das Araucárias, condecoração de mérito lançada nesta quarta-feira à noite (19/09) pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná no aniversário de 37 anos da corte. Em seu ano de instituição, a comenda é destinada a todos os 31 desembargadores do TRT9, e pretende distinguir e perpetuar a memória do labor de pessoas em prol do engrandecimento da Justiça do Trabalho.

    A presidente do Tribunal, desembargadora Grã-Mestra Rosemarie Diedrichs Pimpão, que recebeu de Tobias de Macedo Filho o Grão-Colar da ordem, explicou que o tributo tem significado emblemático e evocativo de princípios. É a partir da autoridade conferida a seus primeiros detentores que se estabelecerão, a partir de 2015 e a cada dois anos, as escolhas colegiadas das personalidades agentes públicos, advogados, trabalhadores e empreendedores que serão meritoriamente premiados com as respectivas condecorações, esclareceu a magistrada.

    Magistrado há mais tempo em atividade na Justiça do Trabalho do País, Macedo Filho acumula ao longo de 37 anos mais de 90 mil processos julgados. Quando entrou no tribunal, na data de sua criação, era o mais novo dos juízes, com 31 anos. Tenho a sensação do dever cumprido, declarou o desembargador, que permaneceu atuando no Tribunal 16 anos após adquirir o direito à aposentadoria.

    Ao mencionar o aniversário de 37 anos do tribunal, a desembargadora Rosemarie disse que a meta é prosseguir trabalhando em prol de uma entrega jurisdicional sempre mais célere e qualificada.

    No tributo ao decano do TRT-PR, desembargador Tobias de Macedo Filho, foi destacada sua trajetória, desde os tempos da advocacia (foi um dos primeiros advogados trabalhistas do Paraná) até seu ingresso no Tribunal, em 1976. A desembargadora Ana Carolina Zaina lembrou da luta do homenageado pela ampliação do TRT do Paraná. Ao final de sua gestão, todas as unidades de primeiro grau pelas quais lutou estavam instaladas, com a respectiva estrutura e apoio administrativo.

    Outro destaque da celebração foi a homenagem a magistrados e servidores que completam, neste ano, 25 anos de serviços prestados ao Tribunal. Foram agraciados com diplomas pelo reconhecimento por sua dedicação à Justiça do Trabalho os desembargadores Altino Pedrozo dos Santos, Marco Antônio Vianna Mansur e Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu; e os servidores Célio Valentin Stoco, João Luiz Braz da Luz, Luiz Eduardo Hirata, Natalia Muzzolon e Washigton Aleixo Piazzeta.

    O Decano e sua esposa, Maria Olimpia de Macedo

    Ascom/TRT-PR

    Fotos: Inara Passos e Marcos Tosi

    • Publicações3167
    • Seguidores631021
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações137
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt9-inaugura-comenda-das-araucarias/100688209

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)