Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TSE confirma perda de mandato de vereador de São Gonçalo (RJ)

    há 16 anos

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a perda de mandato do vereador Josias dos Santos Muniz, determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O vereador, eleito em 2004 no município de São Gonçalo (RJ), foi destituído por abuso de poder político e econômico.

    O plenário aprovou, por unanimidade, o voto do relator, ministro Marcelo Ribeiro, destacando que a revisão de fatos é incabível no caso de recurso especial.

    Perda do mandato

    O juízo eleitoral de São Gonçalo determinou a perda do mandato do vereador eleito pelo Partido Progressista por entender que o então candidato teria distribuído cheques-cidadão a eleitores, junto com marcadores de livros e porta-títulos contendo foto, nome e número do registro de sua candidatura. A distribuição aconteceu no interior da Igreja da Comunidade Cristã.

    O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro confirmou a decisão do juízo eleitoral. Inconformado, o vereador recorreu ao TSE pedindo, por meio de Agravo de Instrumento (AG 7373) , que o Tribunal analisasse recurso especial para rever adecisaoo do TRE-RJ.

    Voto do relator

    Na decisão monocrática, confirmada hoje (3) pelo plenário, o ministro Marcelo Ribeiro disse que, ao ajuizar o agravo no TSE para que o Tribunal admitisse o julgamento de recurso especial, o vereador pretendia que a Corte Superior reexaminasse os fatos apurados, o que não é possível por meio de recurso especial.

    Quanto ao pedido de anulação das provas do processo, o ministro Marcelo Ribeiro lembrou que a ação deflagrada pelos representantes da Comissão de Fiscalização da 134ª Zona Eleitoral deu-se no exercício do poder de polícia da Justiça Eleitoral, em flagrante de ilícito eleitoral em um templo; portanto, “não há que se falar em nulidade da prova”.

    RS/MM

    • Publicações14554
    • Seguidores286450
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tse-confirma-perda-de-mandato-de-vereador-de-sao-goncalo-rj/18688

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)