Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TSE recebe visita de universitários do Chile

    há 8 anos

    Na tarde desta terça-feira (13), estudantes da Universidade Central do Chile e da Universidade Alberto Hurtado participaram de visita institucional ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, o ministro do TSE Tarcísio Vieira falou sobre

    o sistema eleitoral brasileiro, a composição e o funcionamento das instâncias eleitorais, a forma de tramitação de processos e recursos, dentre outros temas relacionados à Justiça Eleitoral.

    Em seguida, o assessor-chefe da Assessoria de Apoio à Gestão da Secretaria de Tecnologia da Informação, Elmano Alves, abordou a história da informatização do processo eleitoral no Brasil, apresentando uma visão geral sobre o tema, desde a votação até a transmissão e consolidação dos votos. A identificação biométrica e os testes públicos de segurança também foram abordados, e os estudantes puderam simular uma votação na urna eletrônica. Após as apresentações, os estudantes visitaram o Museu do Voto e o Plenário do Tribunal.

    Participaram da visita o assessor-chefe da Assessoria Internacional do TSE, embaixador Cézar Amaral, o chefe da Assessoria Internacional da Universidade de Brasília (UnB), professor Eiiti Sato, e a equipe da Assessoria Internacional do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao final do encontro, todos foram recebidos pelo Secretário-Geral da Presidência do TSE, Luciano Felício Fuck.

    Programa Teixeira de Freitas

    O Programa Teixeira de Freitas é um estímulo à cooperação que valoriza a criação de um diálogo regional acadêmico na área jurídica nos países do Mercosul e associados. Sua intenção é construir e expandir um entendimento comum, que possa ajudar a fortalecer os esforços de integração econômica e promover a formação e reciclagem dos quadros docente e discente.

    De acordo com a coordenadora executiva do programa no STF, Ana Rogéria Ventura, “o grande objetivo é estreitar as relações entre esses países e, para isso, contamos com a colaboração de todo o judiciário brasileiro, mostrando as várias instâncias e especialidades da nossa justiça”, destaca.

    O Programa oferece até oito vagas para estudantes de países do Mercosul e países convidados, que, além de fazer cursos na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB, pela manhã, fazem o estágio profissional, no STF, no período da tarde.

    Ana Rogéria conclui, “ao final do programa, esses estudantes apresentam um trabalho em Direito comparado, que também é publicado no portal internacional do Supremo”.

    Participante do programa, o estudante Sebastián Nicolás Juio falou sobre a sua experiência. “O programa Teixeira de Freitas é muito bom, pois nos permite fazer a comparação entre o sistema judiciário chileno e brasileiro. Podemos aprender com as similaridades e diferenças. A visita ao TSE também foi muito interessante, já que nosso sistema não é informatizado como o daqui”, conta o estudante.

    RD/FP, com informações da Assessoria Internacional do STF

    • Publicações14554
    • Seguidores286450
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tse-recebe-visita-de-universitarios-do-chile/383175453

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)