Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TST afasta responsabilidade subsidiária do Estado

    A Advocacia-Geral do Estado (AGE) conseguiu junto ao Tribunal Superior do Trabalho – TST, por meio de Recurso de Revista nº 157540-61.2006.5.03.0077, afastar a responsabilidade subsidiária imposta ao Estado em decorrência de contrato para fornecimento de refeições para as penitenciárias estaduais.

    A decisão reformou acórdão que havia mantido a responsabilidade do Estado imposta em primeira instância, pelas verbas trabalhistas inadimplidas pela empresa fornecedora de refeições às penitenciárias, com fundamento na Súmula 331 do TST.

    Representando o Estado, a Procuradora Ana Maria Richa Simon sustentou que a sumula 331 só é aplicável nas hipóteses de terceirização de serviço. Assim, expôs inexistir prestação de serviços, mas apenas, contrato de compra e venda de refeições para a cadeia. Citando jurisprudência do TST, argumentou que o fornecimento de alimentação não constitui atividade-fim nem atividade-meio do Estado e que o trabalhador laborou diretamente nas dependências da empresa contratada.

    Ao acolher a defesa do Estado, o relator, Juiz convocado Roberto Pessoa, ressaltou: “(...), a decisão regional, ao condenar subsidiariamente o agravante, contrariou o entendimento firmado na Súmula nº 331, item IV, desta Corte, bem como a jurisprudência do TST, razão pela qual conheço do recurso de revista.”

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-afasta-responsabilidade-subsidiaria-do-estado/2742238

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)