Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TST dá provimento a recurso de revista da PGE-RS

    A determinação de retorno de empregado público à jornada inicialmente contratada não constitui alteração contratual lesiva. Foi com esse entendimento que a Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou improcedente a reclamação de um operador de informática do TJ-RS que pedia o pagamento de uma hora extra diária ao Estado do Rio Grande do Sul. A decisão foi destaque hoje na página do TST na internet.

    A parte recorrida foi contratada para o emprego público com regime de 40 horas semanais. Contudo, durante o contrato sua jornada foi reduzida para 7 horas de trabalho diárias. Posteriormente, constatada a irregularidade, foi expedido ato determinando o cumprimento da lei, exigindo-se a prestação de 8 horas diárias de trabalho.

    A decisão atende a recurso postulado pela PGE-RS, por meio da Procuradoria Trabalhista, que argumentou que a carga semanal de trabalho estava prevista tanto na Lei estadual 11.291/98, que trata dos serviços auxiliares do TJ-RS, como no edital do concurso público ao qual o empregado se submeteu.

    A relatora, ministra Kátia Magalhães Arruda, salientou que a decisão do TRT4 estava em desacordo com a Orientação Jurisprudencial 308 da Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1). Ela observou que o TST tem se pronunciado no sentido de que o restabelecimento da jornada acordada inicialmente, prevista em lei ou no contrato de trabalho, não constitui alteração contratual lesiva, e considerou lícita a alteração determinada pelo TJ-RS. O recurso foi apresentado pelo Procurador do Estado Luiz Alberto Corrêa Borba.

    A 18ª Vara do Trabalho de Porto Alegre e o TRT4 haviam julgado procedente a ação do servidor.

    • Publicações1004
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-da-provimento-a-recurso-de-revista-da-pge-rs/100556630

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)