Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TST nega recurso extraordinário do Sindicato dos Vigilantes do ES em face de Ação Anulatória do MPT

    há 15 anos

    O procurador regional do Trabalho Levi Scatolin ajuizou Ação Anulatória contra o Sindicato das Empresas Privadas do Espírito Santo (SINDESP/ES) requerendo a anulação de cláusulas de convenção coletiva de trabalho que gerava limitações nos direitos indisponíveis do empregado. Na ação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) também solicitava que o sindicato não firmasse novo instrumento coletivo com as cláusulas anuladas, sob pena de pagamento de multa.

    O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17/ES) acatou parcialmente o pedido do MPT ao rejeitar a preliminar de extinção do feito por carência de ação. Ale'm disso, o Tribunal julgou procedente, em parte, a ação anulando as Cláusulas 5ª, 2º, 6ª 4º, 8ª, Caput e 4º, 12ª, 3º, 28ª 6º e 7º e 32ª; e impôs a obrigação de não fazer, no sentido de não firmarem, os sindicatos, novo instrumento coletivo contendo as mesmas cláusulas anuladas, sob pena de multa, em caso de descumprimento, no valor de R$ 20 mil.

    O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Espírito Santo interpôs Recurso Ordinário que foi negado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), mantendo-se a anulação das Cláusulas. Após a sentença do TST o SINDESP, então, interpôs Recurso Extraordinário perante o Supremo Tribunal Federal (STF), ao qual foi denegado seguimento. Dessa forma, a sentença transitou em julgado não cabendo mais a interposição de recurso.

    Veja em anexo as cláusulas declaradas nulas.

    • Publicações7757
    • Seguidores632607
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-nega-recurso-extraordinario-do-sindicato-dos-vigilantes-do-es-em-face-de-acao-anulatoria-do-mpt/851665

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)