Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TST sentencia Sadia S.A. a pagar horas extras por tempo gasto com troca de uniforme

    A Oitava Turma do TST decidiu favoravelmente ao trabalhador da Sadia S.A. que pleiteava o pagamento de horas extras referente ao tempo gasto com a troca de uniformes, em torno de 14 minutos, reformando sentença do Tribunal Regional do Trabalho da 12.ª Região (SC), com base na Súmula 366 daquele Tribunal.

    A ministra Dora Maria da Costa, relatora do acórdão, destacou o entendimento do TST, nos termos da referida Súmula, de que a troca de uniforme, o lanche e a higiene pessoal do empregado são considerados tempo à disposição do empregador quando o período exceder cinco minutos na entrada e cinco na saída do trabalho. A Oitava Turma, unanimemente, conheceu do recurso do empregado e manteve a condenação imposta à empresa.(RR-86000-06.2009.5.12.0009)

    O TRT 12 havia considerado válido o argumento da empresa de que os minutos gastos com a troca de uniforme não constituem tempo de efetivo serviço, já que acordos coletivos da categoria excluíram do cômputo da jornada de trabalho os sete minutos e trinta segundos iniciais e finais. Acabou por absolver a Sadia S.A.

    O empregado requereu ao TST a reforma do acórdão regional argumentando que o tempo destinado à troca de uniforme no frigorífico é de catorze minutos e por isso deve ser remunerado, além de classificar como inválido o acordo coletivo de trabalho por não considerar esse período como tempo à disposição do empregador.

    Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

    • Publicações683
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-sentencia-sadia-sa-a-pagar-horas-extras-por-tempo-gasto-com-troca-de-uniforme/2539284

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)