Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Turma mantém em concurso gestante que não apresentou exame médico no prazo previsto

    Publicado por Olimpio Neto ADV
    há 6 meses

    Uma candidata ao cargo de professor substituto da Universidade Federal de Goiás (UFG) que foi eliminada do certame por não ter entregado na data prevista no edital um dos exames médicos exigidos garantiu o direito de prosseguir no processo seletivo. A decisão é da 12ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que confirmou a sentença do Juízo Federal da 9ª Vara da Seção Judiciária de Goiás (SJGO).

    De acordo com o processo, a autora, que foi aprovada em primeiro lugar no concurso público, ficou impedida de realizar o exame de Colpocitologia Oncoparasitária (Papanicolau) por estar gestante.

    Na 1ª instância, o Juízo da 9ª Vara, além de garantir o direito de a candidata seguir no certame, concedeu ainda o prazo de 90 dias após o parto para a entrega do referido exame na UFG.

    Ao analisar o caso, a relatora, desembargadora federal Rosana Noya Kaufmann, destacou que, “em prestígio ao princípio da razoabilidade, merece manutenção a sentença que assegurou a permanência da Impetrante na Seleção Pública apesar da impossibilidade da realização de determinado exame médico exigido pela Administração por se encontrar gestante, ressalvada a necessidade da apresentação do laudo do exame de COP para momento posterior ao parto. A solução apontada também observa o princípio da dignidade da pessoa humana e resguarda a Administração”.

    Ressaltou a desembargadora federal, ainda, que o Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do RE 1058333, fixou a tese de que é constitucional a remarcação do teste de aptidão física de candidata que esteja grávida à época de sua realização, independentemente da previsão expressa em edital do concurso público.

    A decisão do Colegiado foi unânime acompanhando o voto da relatora.

    Processo: 1020431-14.2021.4.01.3500

    Data da publicação: 10/10/2023

    LC/CB

    Assessoria de Comunicação Social

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações22
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turma-mantem-em-concurso-gestante-que-nao-apresentou-exame-medico-no-prazo-previsto/2034342264

    Informações relacionadas

    Cássio Duarte, Advogado
    Notíciashá 6 meses

    STJ: guarda Municipal não tem competência para cumprir mandado de prisão

    Dr. Antônio Eduardo Senna Martins, Advogado
    Notíciashá 6 meses

    Homem com depressão que pediu dispensa deverá ser reintegrado: Análise Jurídica

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 6 meses

    Reforma tributária deve ser votada na CCJ na terça

    Cássio Duarte, Advogado
    Notíciashá 6 meses

    STJ: guarda Municipal não tem competência para combater tráfico perto de escola

    Leon Ancillotti, Advogado
    Artigoshá 6 meses

    A Comissão Nacional da Verdade: um passo necessário para a democracia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)