Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TV Assembleia estreia Um dedo de Prosa com Adilson Vilaça

    Cordel, poesia, crônicas, histórias divertidas e interessantes. Estreia nesta quinta-feira (6), às 13h30, na TV Assembleia - canal 12 da NET, o programa “Um dedo de Prosa”, um bate-papo com escritores capixabas sobre literatura e cultura produzidas aqui no Espírito Santo. De forma descontraída, a TV Ales invadiu o mundo dos artistas e descobriu um pouquinho da sua privacidade.

    Para coroar a primeira edição do programa, o jornalista e escritor Adilson Vilaça é o entrevistado. Em um dedo de prosa ele falou sobre os caminhos que percorreu até encontrar a literatura, sobre seus livros e revelou a sua fonte de inspiração.

    Proseando

    “Um dedo de Prosa” vai mostrar conversas descontraídas com escritores capixabas, que mostram sua casa, falam sobre suas obras, sobre os estilos que escolheram, como está a produção literária no Estado, onde buscam inspiração, novos livros e outras curiosidades. São 30 minutos de muita cultura.

    O programa será exibido, inédito, todas as quintas-feiras, às 13h30, com reprises em outros dias e horários, e passará a fazer parte da rotina dos telespectadores da TV Assembleia.

    O artista da semana

    Adilson Vilaça é mineiro, mas mora em Vitória desde 1977. Iniciou na literatura em 1978 e, entre os anos de 1980 e 83, venceu três concursos literários no Estado, sendo o mais importante o Prêmio "Geraldo Costa Alves", instituído em 1983. A premiação, concedida pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida, foi ao livro de contos “A Possível Fuga de Ana dos Arcos”.

    Em setembro de 98, o autor publicou o seu décimo-primeiro livro, “Quando Eu Era Beija-Flor”, e escreveu duas peças: “A Turma da Marinalda”, infantil, montada pelo grupo Toque de Caixa; e “Contradança”, montada pelo grupo Boca de Cena.

    Em 1987, venceu concurso de roteiro para documentário curta-metragem, sobre o Espírito Santo, numa promoção do antigo Departamento Estadual de Cultura e da extinta Embrafilme. O documentário “Receita Artesanal” teve como tema a pesca artesanal e a moqueca capixaba e ganhou, no mesmo ano, o troféu Sol de Prata, premiação especial do júri do IV Cine Fest-Rio.

    Hoje, Adilson é co-editor da revista Você e cria projetos como o "Escritos de Vitória", que reúne textos e imagens sobre a cidade de Vitória; e as seguintes séries trimestrais: "Esporte Memória", para resgatar a memória do esporte capixaba; "Cidade Cidadã", que combina fotografia e poemas de autores capixabas; "Roberto Almada", dedicada a antologias de 11 escritores capixabas contemporâneos, e "Elmo Elton", que objetiva contar as histórias, ilustradas com fotos, dos bairros de Vitória. Também assina a criação do “Projeto Infolhetim”, que objetiva a recuperação do romance de folhetim, tendo como veículo a internet.

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tv-assembleia-estreia-um-dedo-de-prosa-com-adilson-vilaca/1638619

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)