Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TV Justiça: confira a programação para o fim de semana

    há 12 anos

    Fórum discute as questões que envolvem os conflitos agrários

    Embora o Brasil seja um país com grande extensão de terras, a questão fundiária ainda gera disputas entre proprietários, posseiros, organizações de movimentos sociais, ambientalistas e indígenas. E esse é o tema do programa Fórum desta semana, que entrevista o padre Nelito, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e o procurador-chefe do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Junior Divino Fideles.

    Um levantamento parcial divulgado pela Comissão Pastoral da Terra indica uma redução de conflitos por terra, água e trabalho. Em 2011, foram 686 e, em 2010, 777. O foco da questão dos conflitos agrários está na Amazônia de um modo geral, mais focado no Estado do Pará e a questão indígena, sobretudo, no Mato Grosso do Sul, disse o Padre Nelito.

    Para o procurador do INCRA é possível por fim a esses problemas agrários. Unidas as forças da sociedade civil organizada, do Estado brasileiro por meio de seus Três Poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário - temos condições de enfrentar esse problema grave, afirmou Junior Fideles.

    O programa vai ao ar neste sábado, às 23h, e também pode ser visto nos horários alternativos: segunda, às 22h; quarta, às 11h; e pela internet. O endereço eletrônico é www.youtube.com/stf . Sugestões, dúvidas e perguntas para o programa podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br .

    Acesso à informação é o tema do Repórter Justiça

    A Constituição Federal garante a todos os brasileiros o direito à informação. Mas como assegurar esse acesso àqueles que possuem deficiências como a cegueira e a surdez?

    No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 mais de 500 mil pessoas eram completamente cegas e outras 350 mil completamente surdas. E para atender essa parcela da população as emissoras de televisão colocam em prática leis que exigem disponibilização de recursos como o closed caption e a audiodescrição.

    O programa Repórter Justiça mostra o passo a passo da produção dessas duas opções de acesso ao conteúdo televisivo e também como eles são disponibilizados na programação da TV Justiça. Ao todo, serão em média quatro horas de audiodescrição. Um número acima do exigido pela lei.

    Para Ana Paula Crosara, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a audiodescrição permite incluir aqueles que antes se restringiam a apenas escutar e imaginar o que passa na tela da TV.

    Também será apresentada uma exposição de fotografias feitas por pessoas cegas e uma turma de alunos que mesmo com deficiência auditiva não deixa de aprender.

    O Repórter Justiça vai ao ar neste sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos: domingo, às 11h; segunda, às 12h30; quinta, às 18h;sexta, às 10h30 e no youtube ( www.youtube.com./reporterjustica ).

    Saber Direito aborda o dreito fundamental à saúde

    Durante o fim de semana, a TV Justiça exibe uma síntese das aulas que vão ao ar no programa Saber Direito exibido de segunda a sexta-feira.

    Às 8h de sábado, a convidada da semana para ministrar as aulas, a advogada e mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC/RJ Flavia Bahia, fala sobre a experiência de lecionar Direito Constitucional em cursos preparatórios para concursos públicos na cidade do Rio de Janeiro.

    Ela também vai responder dúvidas dos internautas sobre o tema que foi ministrado nas aulas da semana. Esse trecho será exibido no domingo, a partir das 11h30.

    Fonte: TV Justiça

    • Publicações30562
    • Seguidores629094
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tv-justica-confira-a-programacao-para-o-fim-de-semana/3008982

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)