Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ubá celebra a família e a cidadania em sua 2ª edição do Casamento Comunitário promovido pela DPMG

    há 5 anos

    Uma bela e emocionante cerimônia marcou o Casamento Comunitário que a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou em Ubá no sábado, 3 de agosto. Vinte e nove casais residentes no município e em Divinésia, Guidoval e Rodeiro formalizaram sua união. Esta foi a segunda edição da iniciativa na comarca, realizada no Tabajara Esporte Clube.

    O evento foi realizado em conjunto com Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e com os Cartórios de Registro Civil dos municípios e teve o apoio de diversos parceiros.

    A cerimônia contou com ornamentação especial, entrada dos noivos em tapete vermelho, ao som da marcha nupcial executada pela Polícia Militar, troca de alianças, bênção ecumênica, entrega das certidões de casamento, sorteio de presentes e entrega de bombons e bem-casados para os casais.

    A subdefensora pública-geral de Minas Gerais, Luciana Leão Lara Luce, que na solenidade representou o defensor público-geral Gério Patrocínio Soares, desejou aos noivos sabedoria, companheirismo, tolerância e amor verdadeiro, “aquele que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta”, enfatizou.

    Luciana Leão ressaltou o compromisso da Defensoria Pública com a atuação extrajudicial, destacando o casamento como um importante fator de prevenção à criminalidade, “uma vez que estrutura núcleos familiares e promove o estreitamento das relações afetivas entre pais e filhos”.

    A subdefensora-geral agradeceu o envolvimento dos parceiros e apoiadores e o empenho dos defensores públicos da comarca e dos servidores da DPMG para a realização da cerimônia. “Todos nós nos engrandecemos com a realização deste importante evento. Sigamos juntos em busca de uma sociedade mais justa, mais humana e igualitária”, finalizou.

    A coordenadora local da Defensoria Pública em Ubá, Paula Ávila Dantas Brunner, falou sobre a importância de se celebrar a instituição familiar, “a mais importante para reerguer, apoiar, cuidar e salvar vidas. Uma família feliz é um refúgio que prevalece de pé, mesmo quando as maiores tempestades passam pelas nossas vidas”, disse.

    “O casamento não é um fim – continuou a defensora pública Paula Brunner – muito menos um começo. Os casais já se escolheram um ao outro como família, e hoje estão celebrando algo que já começou e que vai continuar crescendo ao logo dos anos”.

    Paula Brunner explicou que a iniciativa não é mera formalização desta convivência, mas uma das ações de alcance social da Defensoria Pública com vistas a garantir o pleno exercício da cidadania pelo cidadão vulnerável. “O objetivo é a regularização jurídica de casais que ainda não têm a união oficializada, legitimando a sua vida conjugal, promovendo a inclusão social e resgatando, entre outros, a autoestima”, salientou.

    A benção ecumênica foi ministrada pelo padre Almir Pereira Lopes, administrador da Paróquia de Santana da cidade de Guidoval; pela vice-presidente do Centro Espírita Ismael e da Aliança Espírita Ubaense, Maria Lúcia Benevenuto; e pelo pastor da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira-COHAB, Elias da Silva Pujoni.

    Parceiros

    Além do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e dos Cartórios de Registro Civil dos municípios de Ubá, Divinésia, Guidoval e Rodeiro, foram parceiros do evento: Prefeitura Municipal de Ubá, Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG) e diversos outros colaboradores locais.

    Presenças

    Além dos familiares e amigos dos noivos, o evento foi prestigiado pelos prefeitos de Ubá e Rodeiro, Edson Teixeira Filho e Luiz Antônio Medeiros; pela juíza de Direito Joyce Souza de Paula; pelo promotor de Justiça Alexandre Figueiredo Morato; pelo capitão da Polícia Militar Ivan Arrighi de Oliveira, representando o comandante do 21º Batalhão da PM, ten. cel. Giovani do Carmo Ramos; pelo presidente da 30ª Subseção da OAB/MG, Thiago Barcellos Zaneli Pires; e pelos defensores públicos Marolinta Dutra (presidente do Conselho Consultivo da ADEP-MG), Júlio César de Castro Martins e Ellon Agostini Rodrigues dos Santos.

    • Publicações7681
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações124
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uba-celebra-a-familia-e-a-cidadania-em-sua-2a-edicao-do-casamento-comunitario-promovido-pela-dpmg/740002090

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)