Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Uma em cada quatro cidades da Bahia está sem delegado

    Publicado por Direito do Estado
    há 15 anos

    A Polícia Civil da Bahia está em crise. Dos 417 municípios baianos 135 estão sem delegado, ou seja, em uma de cada quatro cidades não há delegado. Tem lugares no interior do estado em que o delegado só aparece uma vez por semana, e às 18 horas o expediente está encerrado, todo mundo vai para casa. Em Encruzilhada, uma agente policial é suspeita de namorar um preso e usar a cela para fazer visita íntima.

    Em alguns municípios, as ruas estão desertas e moradores estão assustados. Itatim, na Chapada Diamantina, de 15 mil habitantes, está dominada pela violência imposta por assaltantes de cargas e traficantes de drogas.

    - Na minha família mataram três e os criminosos estão soltos. Ninguém fez nada - afirma a dona-de-casa Roquelina Ferreira.

    O delegado só aparece uma vez por semana. O único policial que responde pela delegacia conta sobre o expediente.

    - A gente sai ao meio-dia e retorna às 14h. São duas horas para o almoço. À noite fica até às 18h - conta o agente Martinho Cassemiro.

    Há delegacias sem a menor estrutura. Em Irajuba não tem nem identificação na fachada. É uma casa cheia de infiltrações, onde os móveis são duas carteiras escolares. Antônio Reny Damasceno foi contratado para entregar intimações, mas exerce outras funções. Ele disse que não é policial, não entende nada de polícia e diz que faz investigações.

    Em várias cidades as viaturas não saem do lugar, não fazem diligências se a prefeitura não fornece o combustível, dizem os policiais. É tanta precariedade que falta segurança até nas carceragens. Uma fica a menos de dois metros da rua, e a porta está sempre aberta para quem quiser ver como as celas são frágeis.

    A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), César Nunes, reconhece as deficiências, mas diz que o governo estadual tem planos para amenizar o problema.

    - A Secretaria de Segurança Pública vem recompondo os efetivos policiais. Policiais não se formam da noite para o dia. Um concurso mais longo é um concurso que requer várias etapas. E os números que nós temos hoje já mostram que esse trabalho está trazendo um efeito positivo, porque já temos uma diminuição significativa nos índices de violência em todo o estado - diz.

    O Globo

    • Publicações8088
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações287
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uma-em-cada-quatro-cidades-da-bahia-esta-sem-delegado/1044306

    Informações relacionadas

    Faltam delegados em 25 Estados do país / Outro lado/ Estados dizem que farão concursos para contratar delegados / Déficit de policiais afeta investigação, dizem analistas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)