Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    UnB deve garantir temperatura adequada em salas de aula

    Recomendação do MPF dá seis meses para adoção de providências

    A Universidade de Brasília (UnB) tem seis meses para definir e adotar providências que possam garantir conforto térmico em diversas salas de aula da instituição onde, há um bom tempo, alunos e professores têm sido expostos ao calor excessivo. Uma recomendação neste sentido foi encaminhada pelo Ministério Público Federal (MPF) ao reitor da UnB, Ivan Marques de Toledo Camargo, nesta quinta-feira, dia 29. O MPF estabeleceu um prazo de trinta dias para que o gestor responda como pretende resolver o problema.

    A medida foi tomada depois da comprovação da irregularidade, relatada em outubro de 2014, por um estudante da universidade. Na representação, o aluno afirmou que a sensação de calor excessivo é uma constante na UnB, mas que a situação se agrava no período da seca. Ainda de acordo com o relato, os locais mais atingidos são os Pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon, além do Instituto Central de Ciências (ICC ou Minhocão) e do Bloco de Salas de Aula Sul (BSA). Uma apuração preliminar do MPF confirmou a falta de climatização adequada nesses locais, o que levou à elaboração da recomendação.

    No documento, o MPF pede ainda que, independentemente de novas soluções que possam ser definidas nos próximos meses, a UnB faça a implantação de quatro medidas já propostas pela própria instituição. Trata-se da aplicação de uma película refletora na fachada de vidros dos dois pavilhões mencionados na recomendação, da realização de pequenas alterações arquitetônicas no BSA e da instalação de condicionadores de ar em algumas salas do Bloco Eldoro de Souza. Além disso, a universidade já teria se comprometido a fazer manutenções constantes no sistema de climatização dos auditórios do Minhocão.

    Na recomendação, o MPF sustenta que as medidas são necessárias para evitar que o rendimento de alunos e professores seja comprometido - o que estaria ocorrendo hoje - e também para garantir o cumprimento de normas de qualidade no meio ambiente do trabalho como a que prevê a implantação obrigatória da ventilação artificial sempre que a natural não preencher as condições de conforto térmico.

    Confira a íntegra da recomendação.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Distrito Federal

    (61) 3313-5460 / 3313-5459

    www.prdf.mpf.mp.br

    twitter.com/MPF_DF

    prdf-ascom@mpf.mp.br

    • Publicações350
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/unb-deve-garantir-temperatura-adequada-em-salas-de-aula/163700435

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)