Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    União e governo do estado são processados em R$ 10 mi

    Ação foi ajuizada por irregularidades trabalhistas no Porto de Imbituba

    há 11 anos

    Florianópolis – O Ministério Público do Trabalho (MPT) pede na Justiça a condenação da União, do Governo de Santa Catarina e da Companhia Docas de Imbituba em R$ 10 milhões por irregularidades trabalhistas no Porto de Imbituba, no Sul do estado. O valor corresponde a indenizações por danos morais individuais e coletivos. Os problemas começaram em 2012, quando o Porto deixou de ser administrado pela Companhia Docas de Imbituba para ficar sob a responsabilidade do estado.

    No mesmo processo são acionadas por responsabilidade solidária o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Leônidas Cristino, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e seu diretor, Pedro Brito, e a SC Par Porto de Imbituba e seu diretor, Luiz Rogério Pupo Gonçalves.

    “É absolutamente lamentável que os réus somente se preocupem com a situação econômica e financeira da atividade portuária, demonstrando total desrespeito a dignidade daqueles que verdadeira construíram o Porto de Imbituba, que são os trabalhadores”, afirmou o procurador do Trabalho Sandro Eduardo Sardá, autor da ação.

    Na ação o MPT pede ainda que todos os acionados arquem com o pagamento das verbas e dos direitos dos empregados do Porto, especialmente quanto ao saldo de salários deixado pela Docas de Imbituba.

    Irregularidades – A mudança de administração causou a precarização das relações de trabalho, fazendo com que os trabalhadores ficassem sem receber os salários de dezembro de 2012, horas extras, a complementação de aposentadoria, a suspensão do plano de saúde e de gratificações de funções já incorporadas.

    Houve ainda a redução do valor do adicional noturno, prática de assédio moral e a coação de empregados antigos para assinatura de contratos a prazo determinados.

    Informações:

    MPT em Santa Catarina

    (48) 3251-4944

    • Publicações7757
    • Seguidores632606
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniao-e-governo-do-estado-sao-processados-em-r-10-mi/100678614

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)