Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Unidades Regionais iniciam trabalhos de fiscalização na Piracema

    há 16 anos

    Para garantir o cumprimento da Portaria nº 1371, de 31 de outubro de 2008, que determina o período de proibição da pesca durante a piracema nos rios e lagos do Estado, as Unidades Regionais do Naturatins Instituto Natureza do Tocantins intensificou sua atuação para coibir a prática da pesca durante a reprodução dos peixes. Neste final de semana, entre os dias 7 e 9, as regionais de Palmas, Araguaína, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Tocantinópolis e Araguacema realizaram fiscalização nos rios e lagos do Estado, e vistorias no comércio e blitz nas rodovias de acesso aos rios.

    Em Palmas, os fiscais percorreram o Lago da UHE Luis Eduardo Magalhães, sentido município de Lajeado. Durante a ação, foram apreendidas uma tarrafa, uma rede 50m e uma bóia de pesca.

    No município de Araguaína, a equipe de fiscalização vistoriou todos os supermercados e pontos de vendas de peixes, sendo que foram contabilizados cerca de 8 toneladas de pescado em estoque no município. Ainda durante a ação, a equipe realizou a primeira operação no rio Araguaia, não identificando possíveis infrações. A operação atingiu seus objetivos de proteger os peixes no período da piracema, mas o que nos deixa satisfeita é saber que os ribeirinhos estão se conscientizando devido ao trabalho preventivo realizado através da educação ambiental, diz a gerente Aída Maria Bonfim Leite.

    No Norte do Estado, a regional de Tocantinópolis realizou a operação ao longo do rio Tocantins entre os municípios de Aguiarnópolis e Maurilândia do Tocantins. Durante a fiscalização, foram recolhidos 100 metros de espinhel com 44 anzóis, 02 tarrafas e 873 metros de rede malhadeiras. A atuação da regional também se estendeu à educação ambiental, ribeirinhos e viajantes foram orientados sobre o período da piracema e o cumprimento da portaria.

    Pela Unidade Regional de Araguacema, foram realizadas vistorias nos empreendimentos das cidades de Goianorte, Pequizeiro e Colméia, além da realização de blitz no distrito de Goiani dos Campos, em Goianorte.

    No Sudoeste do Estado, foi realizada uma operação conjunta entre as regionais do Naturatins de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia, onde os fiscais atuaram na realização de blitz, no acesso da Lagoa da Confusão ao rio Loroty; operações de fiscalização nos rios Formoso, Loroty, Lorotyzão e Javaés, Água Verde, Riozinho, Pium, Douradinho, Coco e Lagoa de Pedra, além de visitas aos acampamentos e pontos de pesca nas mediações, como em fazendas e lagos. Nesta operação, foi encontrado um infrator que teve 25 quilos de pescado e o material predatório (tarrafas e redes) apreendidos pelo órgão. Ao infrator foi lavrada a multa no valor de R$ 1.500,00 e o pescado doado à comunidade carente do povoado de Café da Roça, município de Pium.

    Para o diretor de Fiscalização Ambiental/Naturatins, Laureno Tebas, a estratégia é intensificar as ações aquáticas. Estaremos realizando trabalhos como blitz nas rodovias, mas a nossa preocupação maior será coibir a pesca nos rios, garantindo a vida dos peixes, afirmou o diretor.

    • Publicações1202
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/unidades-regionais-iniciam-trabalhos-de-fiscalizacao-na-piracema/168145

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)