Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Universitários lutam pelo fim das garraiadas na cidade do Porto, em Portugal

    Por Rafaela Pietra (da Redação)

    A Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação do Porto (AEESEP) publicou uma nota de repúdio à realização das garraiadas no âmbito da Queima das Fitas, em Portugal, e apelou aos universitários que ignorem o evento.

    "Esta associação de estudantes vem oficialmente demarcar-se da realização da garraiada e apelar a todos os estudantes para que se recusem a comparecer a este evento", declarou a AEESEP, em comunicado.

    Segundo a página do Movimento Anti-Garraiada Acadêmica, no Facebook, as garraiadas estão intimamente ligadas às touradas, servindo muitas vezes como laboratório de experiência para futuros toureiros. A prática consiste na perseguição de um bezerro por grupos de estudantes. A garraiada é uma mini-tourada, com um bezerro (ou garraio) no lugar do touro. Esses animais são transportados em condições que lhe causam stress, conduzidos com agulhões e à pauladas para a arena e os seus cornos são serrados, num procedimento extremamente doloroso. Frequentemente os bezerros sofrem lesões graves, que chegam a resultar em sua morte.

    Segundo o movimento, o incentivo de garraiadas por parte de instituições universitárias é um retrocesso na cultura e na educação. "Quando a FAP organiza uma garraiada, está a favorecer a tauromaquia em Portugal, quer porque legitimar a ideia de que é aceitável usar a tortura pública de um animal para divertimento, quer porque ajuda a financiar os ganadeiros que criam touros", declara.

    As garraiadas, assim como as touradas, não são demonstrações de coragem, mas sim de uma enorme covardia e total desrespeito pelos animais.

    Dizendo espelhar a posição de "inúmeros estudantes do ensino superior do Porto, a AEESEP considera que"a garraiada "deve ser banida pelo seu caráter violento, que não dignifica os estudantes nem a academia".

    O Movimento Anti-Garraiada Acadêmica atua em diversas cidades de Portugal. Assine a petição que pede o fim da exploração desses animais em eventos bárbaros e cruéis (clique aqui).

    Com informações de Expresso.PT

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/universitarios-lutam-pelo-fim-das-garraiadas-na-cidade-do-porto-em-portugal/100502349

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)