Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Uso de apartamento para fins nem tão residenciais

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 12 anos

    A sentença de um caso que eu atuei sobre o uso de um apartamento residencial para fazer filmagens esporádicas foi publicada. Muitos podem se perguntar o que se discute em uma ação neste assunto? Eu respondo: muitas vezes o condomínio alega se tratar de atividade comercial e inicia um movimento contrário fazendo com que a única alternativa ao condômino seja valer-se do Poder Judiciário.

    Reconheço que o assunto é polêmico e que há opinião em ambos sentidos reconhecendo e desconhecendo o direito de utilizar-se de apartamento residencial para fins nem tão residenciais.

    Apesar da imensa maioria das convenções condominiais terem cláusula expressa sobre a proibição de atividades não residenciais no interior do apartamento, esse tipo de vedação é ilegal e tem sido combatida pelo Poder Judiciário.

    Observe-se que, com algumas diretrizes elementares torna-se fácil discernir entre quais atividades são compatíveis e quais são incompatíveis de serem conduzidas no interior de um condomínio edilício.

    Em primeiro lugar, há que se observar qual atividade será desempenhada no imóvel: atividade industrial, comercial, prestação de serviços qual a natureza dos serviços prestados? Serviços de profissionais liberais, ou seja, atividade intelectual?

    É claro que instalar uma indústria em um apartamento residencial compromete o condomínio na medida em que onera as instalações elétricas e gera ruído, incompatível com a convivência condominial. Exemplos de atividade industrial vedadas em apartamentos residenciais são: gráficas, oficina de costura, cozinha industrial.

    Entretanto, o limiar entre a proibição e a permissão é absolutamente tênue. Veja-se, com relação aos exemplos dados acima, que instalar uma gráfica é proibido, mas nada veda que se tenha uma impressora que imprima em alta quantidade; ter uma oficina de costura é proibido (oficina no sentido de hav...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações431
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uso-de-apartamento-para-fins-nem-tao-residenciais/100164416

    Informações relacionadas

    Thiago Giacon, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Condomínio com finalidade Residencial: pode ter comércio?

    Blog Mariana Gonçalves, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Condômino inadimplente pode ser impedido de usar áreas comuns do prédio?

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-47.2014.8.19.0001

    Fabio Toledo  MENTOR JURÍDICO, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Morador de Condomínio Residencial pode exercer atividade comercial no condomínio?

    Relatório para audiência trabalhista

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)