Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    USP demitirá ilegalmente funcionários contratados via CLT, afirma especialista

    Publicado por Direito Legal
    há 9 anos

    USP demitirá ilegalmente funcionários contratados via CLT, afirma especialista

    A reitoria da USP (Universidade de São Paulo) anunciou que demitirá cerca de 250 funcionários contratados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que pediram aposentadoria, mas permanecem na ativa, conforme noticiado no jornal Folha de São Paulo, em 04 de janeiro.

    Para a advogada Crislaine Vanilza Simões Motta, especialista em Direito do Trabalho e sócia da Innocenti Advogados Associados, a medida adotada pela USP é ilegal, pois mesmo sendo contratados sem concurso público os profissionais passam a ter estabilidade após determinado tempo de prestação de serviço e a demissão só poderia ocorrer após processo administrativo.

    “No caso dos empregados da USP, existe a necessidade de fazer um processo administrativo para sua dispensa, pois a universidade é uma empresa pública não exploradora de atividades econômicas. Portanto, no ato de demissão dos empregados da USP devem estar expressas as causas e os elementos que motivaram o administrador público a assim proceder, bem como o dispositivo legal em que se funda, seja através de um inquérito judicial ou processo administrativo”, afirma Crislaine.

    A USP possui atualmente cerca de 15 mil servidores técnico-administrativos parte concursada e parte contratada via CLT. Estão na lista de corte, profissionais como contadores, encarregados de gestão de recursos humanos, entre outros.

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3202
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/usp-demitira-ilegalmente-funcionarios-contratados-via-clt-afirma-especialista/231636175

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 10 anos

    Empregada a USP reverte demissão a bem do serviço público em dispensa sem justa causa

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 11 anos

    Turma determina reintegração de servidora da USP demitida sem justa causa

    Petição Inicial - TJSP - Ação Reclamação Trabalhista , a Ser Processada pelo Rito Ordinário - Mandado de Segurança Cível - contra Universidade de São Paulo - USP

    Waldemar Ramos Junior, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Quinquênio e o Direito de receber o Adicional por Tempo de Serviço na Integralidade

    Tiago Cippollini, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Lei seca: principais pontos para a defesa administrativa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)