Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    UVA integra Acordo Internacional de Cooperação Científica

    Em reunião realizada no dia 29 de maio, no campus da Betânia, o Secretário geral do ICRANet para a América do Sul, professor Amaral Vieira, apresentou a Pró-Reitores e Coordenadores, o Acordo Internacional celebrado entre o Brasil e o International Center for Relativistic Astrophisics Network (ICRANet), organização intenacional com sede na cidade italiana de Pescara. Firmado em 2006 e ratificado pelo Congresso Nacional em 2007, o Acordo trará, por meio do Protocolo assinado, benefícios para a Universidade Estadual Vale do Acaraú.

    Pelo Convênio, a UVA receberá incentivos para melhoria do ensino e da pesquisa na área de física, e será criado um programa de educação e divulgação científica nas áreas de astrofísica, cosmologia e astronomia. As ações previstas no Acordo incentivarão, inicialmente, o fortalecimento do Curso de Bacharelado em Física na Universidade e a criação de programas de intercâmbio.

    “É um momento histórico que estamos passando. Nós, do ICRANet e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Rio de Janeiro, estamos dispostos a colaborar com o que vocês precisarem, enviando pessoas para Sobral ou aceitando estudantes ou professores para passar um período por lá. Temos condições de financiar essa atividade”, disse o Coordenador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA-Brasil), o físico Mário Novello, lembrando, ainda, a importância da continuidade das ações no Estado, estabelecidas no Acordo. “O Ceará não tem ainda uma atividade em Astrofísica considerável, eu acho que ele está entrando na área com pé direito, com condições maravilhosas. Agora vai depender de vocês tocarem esse projeto. É importante que o ICRA abra as portas para que os estudantes façam suas teses com a gente, mas não adianta nada se essas pessoas ficarem por lá, por falta de emprego aqui. É importante que elas voltem e tenham oportunidades”, afirmou o físico que, também, participou da reunião.

    A parceria, firmada também com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi bem recebida pela comunidade acadêmica. “Para os estudantes vai ser extremamente importante, porque novas portas vão se abrir, não só em nível nacional, mas, também, em nível internacional. Pesquisadores de alto nível estão celebrando esse acordo com a UVA, e eu acho que nós temos muito a ganhar”, disse o Coordenador do Curso de Física, professor Luís Osório.

    A apresentação do Convênio fez parte das atividades da Conferência Internacional “The Sun, The Stars, The Universe and General Relativity", realizada em Fortaleza, de 26 a 28 de maio; e em Sobral, no dia 29, com a palestra “Universo: passado, presente e futuro”. Os eventos celebraram, também, os 90 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, do físico Albert Einstein, a partir da observação do eclipse solar de maio de 1919, por astrônomos ingleses, em Sobral.

    Assessoria de Imprensa da UVA

    Fábio Melo (comunicacao@uvanet.br / (88)

    • Publicações1926
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uva-integra-acordo-internacional-de-cooperacao-cientifica/1260702

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)