Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Validade da transmissão por fax somente da petição de agravo de instrumento

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Por entender como válida a transmissão somente da petição de recurso via fac-símile, a Seção I Especializada em Dissídios Individuais, por maioria, deu provimento ao agravo de instrumento interposto pela empresa Losango Promotora de Vendas.

    O debate no processo surgiu quando a 8ª Turma do TST não conheceu do agravo de instrumento interposto, por defeito no traslado do recurso, uma vez que não vieram, junto à cópia da petição, os documentos obrigatórios exigidos pela CLT (artigo 897, § 5, I), os quais somente foram entregues dois dias depois.

    A empresa sustentou que havia lançado mão da Lei nº 9.800/99, que autoriza a prática de atos processuais que dependam de petição escrita por meio de sistema de transmissão de dados tipo fac-símile ou outro similar. A lei, entretanto, para não prejudicar o cumprimento do prazo processual, exige que a entrega dos originais deva ser feita até cinco dias do término do prazo recursal (artigo 2º). No caso, a empresa entregou as peças obrigatórias, com os originais da petição, dentro desse prazo exigido pela lei.

    Rejeitados os embargos pela 8ª Turma, a empresa recorreu via embargos à SDI-1, alegando a validade do traslado dos documentos.

    Ao analisar o apelo, o relator, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, propôs o não provimento do recurso de embargos considerando que a utilização do sistema de fac-símile não deveria mitigar a regra processual da CLT - que obriga a interposição do agravo, com todas as peças essenciais, em oito dias -, sob pena de ofensa ao princípio da legalidade.

    Contra esse entendimento, o ministro Vieira de Mello abriu divergência opinando pela validade da transmissão apenas da petição do agravo como o fez a empresa, juntando-se as peças essenciais somente com os originais do recurso.

    Para Vieira, "a Lei nº 9.800/99 veio facilitar a prática do ato processual, evitando-se o deslocamento à sede do juízo, sobretudo quando a parte reside em local distante daquele em que o recurso deve ser protocolizado". Ele ainda apresentou decisão do STJ no Recurso Especial nº 901556, de relatoria da ministra Nancy Andrighi, no qual se confirmou a desnecessidade da petição do recurso vir acompanhada de todos os documentos.

    Seguindo os fundamentos da divergência, as ministras Rosa Maria Weber, Maria Cristina Peduzzi e os ministros Horácio de Senna Pires, Guilherme Caputo Bastos e Lelio Bentes Corrêa - vencidos os ministros João Oreste Dalazen, Brito Pereira, o relator Aloysio Corrêa da Veiga, e a ministra Maria de Assis Calsing deram provimento ao agravo de instrumento da empresa para o recurso retornar à 8ª Turma.

    O acórdão ainda não está disponível. Os advogados Manuel Antônio Teixeira Neto, Mozart Victor Russomano Neto e Victor Russomano Júnior atuam em nome da Losango. (AIRR nº 341340-77.2003.5.12.0035 - com informações do TST)

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações153
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/validade-da-transmissao-por-fax-somente-da-peticao-de-agravo-de-instrumento/2118145

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)