Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Vamos fazer o marco regulatório das startups?

    Publicado por Espaço Vital
    há 5 anos

    Está aberta até 23 de junho de 2019 uma consulta pública para coletar ideias com vistas à construção de um marco regulatório das startups. Alguns podem se questionar: mas porque isto é importante?

    Ficar criticando, dizendo que não funciona, que precisa de mudanças - muitos adoram ficar soltando os verbos por aí, mas quando chega a hora de botar a mão na massa e dar ideias, sugestões e colaborar, poucos querem fazer a sua parte.

    Vamos mudar esta realidade!

    Veja o descritivo para preenchimento do formulário e colaboração à lei/marco regulatório:

    Marco Legal de Startups e Empreendedorismo Inovador

    Nos últimos meses, o Subcomitê Ambiente Normativo de Startups do Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital) - um grupo formado pelos Ministérios da Economia e o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, outros órgãos públicos e a sociedade civil organizada - discutiu como melhorar o ambiente de negócios, facilitar o investimento em startups, além de tratar de aspectos ligados a relações de trabalho e compras públicas.

    O objetivo é identificar os gargalos que impedem a criação, crescimento, expansão dessas empresas e, com isso, propor melhorias normativas e também de mecanismos de estímulo às startups.

    Ao longo desse período, foi realizada uma série de reuniões de trabalho com a participação de cerca de 50 instituições privadas e mais de 20 instituições públicas. No total, mais de 160 pessoas participaram das discussões.

    Como resultado, foram elaboradas propostas normativas e questionamentos que agora são submetidos à consulta pública a que me referi. Após esse período os dois ministérios trabalharão na consolidação das sugestões em propostas normativas.

    Antes de começar, atenção às orientações iniciais para o preenchimento, disponível no link abaixo. Quase todos os temas têm texto-base ou minutas de redação normativa a que se referem, que poderão ser acessados por meio dos links indicados na plataforma da consulta pública (por favor, copie e insira o link em nova aba de seu navegador).

    Nenhuma das questões temáticas é de resposta obrigatória e todas as contribuições e comentários são bem-vindos. Ao escrever sua contribuição ou enviar arquivos de apoio, por favor, faça referência à proposta a que se refere (tema, artigo, parágrafo, etc.).

    Fonte: http://www.mdic.gov.br/index.php/inovacao/marco-legal-de-startups

    A forma disposta no formulário também é bastante intuitiva. Penso que qualquer um pode analisar e dar seus pitacos para contribuir para uma legislação que vise o desenvolvimento das startups e não apenas cobrar das mesmas impostos e exigências governamentais.

    Vamos fazer algo pelas startups brasileiras?

    #MãosaObra

    _______________________________________________________________________________________________________
    Coloco o meu endereço de e-mail à disposição dos leitores.
    Comentários, sugestões etc. serão bem-vindos: gustavo@gustavorocha.com

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vamos-fazer-o-marco-regulatorio-das-startups/712707332

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)