Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Vantagens e desvantagens das diferentes formas de calcular ticket médio

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 10 anos

    Muito se discute sobre as melhores práticas no gerenciamento de grandes carteiras de processos judiciais.

    Controles rígidos de prazos, rápido levantamento de subsídios para defesas, informações processuais claras e objetivas, alinhamento de teses, softwares integrados para retroalimentação escritórios/empresas e outras várias questões importantíssimas para um bom desempenho junto ao Judiciário são objeto de debates, estudos, cursos e uma infindável variedade de frentes que acabam por mostrar diversos pontos de vista de uma mesma situação.

    Ocorre que por mais bem feito que seja todo este trabalho, eventuais equívocos no provisionamento destas ações na matriz de contingência da empresa podem colocar muita coisa em risco.

    Sem entrar em discussões contábeis — conceituais ou não —, o correto provisionamento de ações judiciais indica o valor a ser reservado para pagamentos tidos como certos caso a demanda siga seu rumo esperado. Por outro lado, o seu contingenciamento é a informação propriamente dita quanto à existência da demanda e seu risco de perda.

    Aqui o foco é o provisionamento tido como de perda provável, possível ou remota, com impacto direto nas demonstrações contábeis/financeiras das empresas.

    É que falhas em provisionamento podem gerar perdas financeiras reais com o aumento do passivo das empresas, ou também perda de confiabilidade nos números apresentados, gerando perdas diretas e ou indiretas, como por exemplo restrição de crédito e auditorias atribuindo problemas e riscos.

    Fato é que o perfeito provisionamento de ações, em tese, demandaria uma análise acurada, caso a caso, levando-se em conta o alegado na petição inicial, as provas juntadas aos autos, tudo em conjunto com as informações que as empresas possuem (contratos, cópias de pedidos, gravações de SACs, histórico do caso, etc.).

    Contudo, em se falando de contencioso de massa a tarefa acima se torna inglória ou até impossível, dado o volume de processos entrantes, a real estrutura interna das grandes empresas e o curto espaço de tempo entre a citação e os primeiros atos processuais (como nos casos dos Juizados Especiais Cívei...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações189
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vantagens-e-desvantagens-das-diferentes-formas-de-calcular-ticket-medio/144443065

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)