Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Vara da Infancia e da Juventude

    RHAYAN ESTEVES - da redação do TJES

    Uma das reivindicações da Vara da Infância e da Juventude de Vitoria foi atendida. Neste mês, a Secretaria de Saúde do Estado cedeu oito leitos emergenciais do Hospital dos Ferroviários, em Vila Velha, para que os jovens em estado de abstinência de drogas, como o crack, possam ser atendidos e desintoxicados. Desta forma, os jovens usuários de drogas da Grande Vitória têm uma nova chance para se livrar dos entorpecentes. Os leitos foram inaugurados no dia oito de julho. O Governo ainda propôs disponibilizar mais sete leitos, totalizando 15 para o atendimento de crianças e adolescentes viciados.

    O primeiro passo do atendimento é uma triagem feita pelo Centro de Prevenção e Tratamento a Toxicômanos (CPTT) junto às unidades de saúde. Em conjunto, essas unidades selecionam crianças e adolescentes em estado de abstinência de drogas, que são levados para os leitos, onde são atendidos e observados por, no máximo, 15 dias, e passam por um processo de desintoxicação. Após o tratamento, o jovem volta para a comunidade, onde a Ação Social, a Segurança Pública e os órgãos de saúde se responsabilizam por sua ressocialização.

    Os leitos servirão de recuperação temporária para os jovens envolvidos com o álcool e drogas, e não serão clínicas permanentes. "Existe a preocupação de não tornar os leitos em um tipo de hospital psiquiátrico", afirma a assistente social Ana Rita Mello Gomes Marochio. A servidora da Vara da Infância e da Juventude lembra que, para controlar os serviços, haverá um acompanhamento de modo a evitar que o objetivo principal dos leitos seja prejudicado.

    Benefícios como os leitos emergenciais são conquistas de um grupo de vários órgãos sociais e da Vara da Infância e da Juventude de Vitória, que se reúnem mensalmente para debater as urgências relacionadas aos jovens que têm algum vício como o álcool e outras drogas. As reuniões são chamadas de Rodada, e teve sua primeira edição em cinco de novembro de 2008. Em abril deste ano, foi realizada uma audiência pública com o apoio do Deputado Estadual Cláudio Vereza e de representantes da Secretaria de Saúde, que assumiram o compromisso de disponibilizar os leitos hospitalares.

    A próxima edição da Rodada será realizada no próximo dia 12, no miniauditório do Tribunal de Justiça, às 8h, e é aberta para a participação da sociedade.

    • Publicações2368
    • Seguidores369
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vara-da-infancia-e-da-juventude/1596652

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)