Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    VARA DE EXECUÇÕES CRIMINAIS DE BELO HORIZONTE É REFORMULADA

    há 14 anos

    A Vara de Execuções Criminais (VEC) da comarca de Belo Horizonte foi reaberta ontem, 18 de outubro, com uma nova rotina de trabalho e uma nova disposição física do mobiliário da secretaria, que agora também conta com mais computadores e postos de trabalho. As mudanças são resultantes da implantação do programa Eficiência, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal de Justiça de Minas Gerais vislumbrou nesse programa a possibilidade de melhorar a prestação jurisdicional na VEC, a maior vara do Estado.

    Segundo o juiz titular da VEC, Guilherme de Azeredo Passos, a reestruturação física da secretaria e a mudança na sistematização dos trabalhos já estavam previstas como resposta ao acúmulo dos serviços e à desatualização da estrutura de movimentação processual. Projetos e treinamentos já estavam em andamento na Corregedoria e na Direção do Foro da Capital. Ainda de acordo com o juiz, a realização do Mutirão Carcerário, durante o mês de setembro, adiantou a implantação das mudanças, que já estavam em estudo na Corregedoria-Geral de Justiça.

    Para dar início à execução do programa Eficiência, as atividades da VEC foram suspensas durante a semana passada. A representante do CNJ Sílvia Fraga, que colaborou na implantação do programa na VEC, explica que são previstas mudanças na organização espacial dos processos, na distribuição de tarefas – com a adoção de métodos e rotinas de trabalho – e na medição de produtividade. “Todos os servidores são responsáveis pelas tarefas do dia, isto é, um servidor não está mais restrito à mesma função”, diz.

    A VEC da Capital tem um acervo de aproximadamente 26 mil processos, que agora passam a ser separados e distribuídos entre as prateleiras identificadas de acordo com a situação da execução. Dessa forma, as ações que aguardam cumprimento, os volumes que retornaram ou serão remetidos ficam devidamente alocados nos espaços designados, o que facilita o controle dos prazos processuais. A adoção de etiquetas coloridas para identificar a situação do réu também contribuiu para facilitar a localização e o reconhecimento dos processos. Além das mudanças do mobiliário interno, o atendimento no balcão também foi reformulado. Dois guichês passam a receber partes e advogados separadamente.

    Os 33 servidores da VEC também foram beneficiados com novos postos de trabalho, cada qual com seu computador, o que também melhorou a organização do espaço e aumentou a eficiência dos serviços. Segundo a escrivã em substituição na VEC, Janaína Kelly Martins, a vara recebeu mais 15 computadores, além dos 18 equipamentos que antes eram compartilhados pelos servidores. Para Janaína, a renovação do ambiente de trabalho foi um grande benefício trazido pela mudança. “A estrutura física ficou mais clara e arejada”, diz.

    Fonte: Asscom TJMG

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1403
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vara-de-execucoes-criminais-de-belo-horizonte-e-reformulada/2424148

    Informações relacionadas

    Milena Pereira, Estudante de Direito
    Modeloshá 2 anos

    Alegações Finais

    Izadora Barbieri, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Habeas Corpus por descumprimento de medida protetiva - art. 24-A Lei Maria da Penha

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Notíciashá 14 anos

    Em BH vara de execuções é reformulada

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Notíciashá 14 anos

    VEC de Neves tem novas instalações

    Alison Fernando Gontarek, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Alegações Finais - Artigo 217-A (Estupro de Vulnerável) Desclassificação para Artigo 215-A

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)