Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Vara de Execuções Penais investe na eficiência

    há 12 anos

    A 2ª Vara de Execuções Penais está com nova estrutura física. A unidade judiciária mudou para o quinto pavimento do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, neste mês de outubro, e está com uma área maior para desenvolver seus trabalhos. A Vara também implantou o Projeto Eficiência, criado em 2008 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa garante a organização dos processos e uma melhor divisão de tarefas de trabalho dos servidores lotados na repartição.

    A unidade tem em acervo um aproximado de nove mil processos. A equipe da Vara de execuções analisa cerca de mil por mês. O juiz responsável, Cícero Bittencourt, explica que o trabalho ficou mais bem dividido, pois os servidores agora são responsabilizados por dígitos (divisão com uma quantidade específica de processos).

    A Vara conta hoje com treze servidores, sendo quatro no gabinete e nove na secretaria, local onde, excetuando-se a chefe do cartório, Tereza Melo, cada um faz a manutenção de um dígito e meio. “Para o nosso serviço, essa organização de trabalho evita que o funcionário fique sobrecarregado e ajuda a dar celeridade ao trabalho da Vara de Execuções”, explica Marianne Seabra, servidora lotada no setor.

    Antes, os processos eram organizados pelo ano de sua autuação na Vara. Com o novo sistema de trabalho, os processos são separados por “tipo de regime” e “prazo”. Isso facilita a análise dos casos. “O Projeto Eficiência também garante o controle efetivo para que os presos não sejam esquecidos nas unidades prisionais”, explica o juiz.

    A Vara pede relatórios, ao Sistema Prisional, sobre a conduta carcerária do preso. Caso o sentenciado tenha uma boa posição diante desse item e em outros fatores que influenciam na classificação para um bom comportamento, o servidor responsável pelo dígito avalia a situação e encaminha o documento ao Ministério Público, após emissão de parecer é encaminhado ao o juiz decidir possível benefício.

    Segundo o juiz Cícero Bittencourt, em 2013, a 2ª Vara de Execuções Penais terá um número maior de servidores. Com um contingente de funcionários maior, a unidade judiciária vai conseguir atingir o propósito do Projeto Eficiência com mais qualidade.

    .....................................................................

    Devanyse Mendes

    Ascom TJPE

    • Publicações2935
    • Seguidores314
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vara-de-execucoes-penais-investe-na-eficiencia/100184864

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)