Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Vara de Feitos Especiais emite mais de 200 sentenças por mês e magistrado diz que celeridade é fruto da competência privativa

    há 12 anos

    Uma unidade judiciária com competência privativa para assuntos específicos. Esta é a principal particularidade que o juiz Romero Carneiro Feitosa atribui à Vara de Feitos Especiais, situada no 7º andar do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto. Atualmente, o cartório possui um total de 1960 processos; recebe, por mês, uma média de 180 feitos e emite mais de 200 sentenças no mesmo período, conforme informou o magistrado. O número de sentenças mensais chega a 30% a mais do total de processos distribuídos, falou.

    Desde setembro de 2001, o magistrado responde pela Vara e pelos cem tipos de ações, em média, que lá tramitam, ente eles: registros públicos de imóveis, títulos, documentos e pessoas; casamentos; liberação de alvarás de pequenos valores (até R$ 10 mil) devidos em virtude de falecimento do titular; acidentes de trabalho; conflitos agrários, falências de empresas, entre outros.

    Para o juiz Romero Feitosa, a competência privativa gera celeridade e conhecimento aprofundado para os juízes que tratam de matérias especializadas. Com este tipo de competência, o juiz vira doutor em determinados assuntos e os serventuários saberão muito mais sobre procedimentos aos quais estarão habituados. É assim no setor em que atuo, explicou. O magistrado acrescentou, ainda, que a matéria é volumosa, no entanto, específica. Isso gera uma concentração do raciocínio e a consequente celeridade, afirmou.

    Entre os processos mais complexos que tramitam na unidade, o juiz destaca o casamento entre pessoas do mesmo sexo, por ser um assunto que ainda causa divergências de opiniões dentro da Justi ca, além de constitucionalmente inviável. Mas mudança de sexo já é uma matéria pacificada e eu já deferi algumas, inclusive, seguidas de casamentos, portanto não veria problema em realizar as uniões homoafetivas, opinou o magistrado, ao afirmar que realizar casamentos é a atividade preferida. Todas as quintas-feiras, realizamos os casamentos coletivos dos três cartórios de João Pessoa, numa tarde de celebrações que muito me gratifica, disse.

    TJPB/Gecom/Gabriela Parente

    "> <

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vara-de-feitos-especiais-emite-mais-de-200-sentencas-por-mes-e-magistrado-diz-que-celeridade-e-fruto-da-competencia-privativa/100137888

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)