Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    VARAS RECEBERÃO PROCESSOS ARQUIVADOS PARA CADASTRO NO BNDT

    Os processos do TRT/RJ que atualmente se encontram arquivados sem baixa deverão passar por ajustes de lançamentos no Sistema de Acompanhamento de Processos – SAPWEB. Para esclarecer os procedimentos da tarefa, membros da Administração do Tribunal reuniram-se com os diretores de Secretaria das Varas do Trabalho na tarde desta sexta-feira (30/3).

    A partir da esquerda: a juíza Gisela Avila Lutz e os desembargadores Maria de Lourdes Sallaberry e Cesar Marques Carvalho

    No encontro, os desembargadores Maria de Lourdes Sallaberry, presidente, Cesar Marques Carvalho, assessor da Presidência, e a juíza Gisela Avila Lutz, presidente do Comitê de Monitoramento e Evolução do SAPWEB, esclareceram que, inicialmente, serão desarquivados cerca de 44 mil processos em fase de execução, que serão devolvidos às 134 Varas do Trabalho do Estado.

    As Varas da capital serão as primeiras a receber os autos de processos, paulatinamente, em lotes de 200, de acordo com o andamento dos trabalhos. A entrega dos autos às Varas de fora da capital observará ainda a capacidade física das unidades, bem como a logística de distribuição por localização.

    BNDT E CERTIDÃO DE CRÉDITO TRABALHISTA

    Ao receber os autos, os servidores das Varas realizarão análises individuais, fazendo os ajustes necessários no sistema e o cadastro dos devedores no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas , que fornece os dados para a emissão da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.

    Se esgotados todos os meios de prosseguimento da execução, as Varas expedirão a Certidão de Crédito Trabalhista (CCT), seguindo os novos procedimentos estabelecidos pela Resolução Administrativa nº 14/2012 do TRT/RJ, publicada em 26 de março.

    Os desembargadores agradeceram a presença maciça dos diretores na reunião

    Segundo a nova Resolução, uma vez expedida a CCT, acompanhada de cópias de peças indispensáveis, os autos serão arquivados provisoriamente, com efeitos de arquivamento definitivo, procedimento que autoriza a destruição física dos autos. Se futuramente for localizado o devedor ou encontrados bens passíveis de penhora, o credor poderá requerer o prosseguimento da execução apenas com a CCT, que será reautuada com a numeração original.

    Segundo o desembargador Cesar Marques, as unidades administrativas já foram orientadas a priorizar e atender imediatamente aos pedidos de material que se faça necessário, como capas de processos em plástico e papel. Ele também informou que todos os processos passarão por um rigoroso procedimento de higienização antes de serem remetidos às Varas.

    EXPEDIENTE EXTERNO É SUSPENSO NOS SETORES DE ARQUIVO

    Em virtude da remessa dos autos arquivados às Varas, o atendimento está suspenso em alguns setores de arquivo do TRT/RJ, assim como as solicitações de desarquivamento e a consulta aos processos arquivados.

    Tal vedação não abrange os processos arquivados de 1º de janeiro de 2002 a 31 de dezembro de 2005, em virtude do Edital de Aviso de Eliminação de Autos Findos, que autoriza a consulta e/ou a entrega às partes dos autos dos processos arquivados nesse período.

    Clique aqui e saiba mais sobre a suspensão do expediente dos setores de arquivo.

    Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ

    (21) 2380-6512/6815

    aic@trt1.jus.br

    • Publicações2962
    • Seguidores631299
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações181
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/varas-receberao-processos-arquivados-para-cadastro-no-bndt/3074178

    Informações relacionadas

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 12 anos

    Certidão de Crédito Trabalhista: documento passa a ter valor de título executivo judicial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)