Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Veiculação de entrevista espontânea de vítima de crime sexual não gera dano moral

    A Câmara Especial Regional de Chapecó confirmou sentença da comarca de Xanxerê e negou o pagamento de danos morais a vítima de violência sexual que teve imagem e voz veiculadas em reportagem exibida por emissora de televisão local. O órgão julgador entendeu que a entrevista concedida pela mulher, ainda na delegacia, ocorreu de forma espontânea, de forma que teria havido autorização tácita para exposição de sua imagem ao responder aos questionamentos da jornalista diante de todo o aparato de gravação.

    A desembargadora substituta Hildemar Meneguzzi de Carvalho, relatora da apelação, observou que, embora visivelmente abalada, a vítima concedeu a entrevista sem demonstrar qualquer oposição. Além disso, acrescentou, a autora nem sequer levantou a tese de fraude ou de qualquer tipo de coerção na ação inicial. Assim, a magistrada entendeu que a ausência de autorização expressa não representa abalo passível de reparação moral.

    "Se a apelante não queria que o fato fosse de conhecimento público, poderia simplesmente não ter respondido às perguntas da emissora de TV. Ainda que a parte estivesse emocionalmente vulnerável, era previsível que as informações seriam publicadas na imprensa, porquanto os questionamentos foram feitos com a utilização de equipamento de vídeo e áudio", registrou. A câmara destacou ainda que possível incapacidade da apelante em compreender as consequências da concessão de entrevista não foi comprovada nos autos. A decisão foi unânime.

    Fotos: Divulgação/MorgueFile.com
    • Publicações23906
    • Seguidores1238
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veiculacao-de-entrevista-espontanea-de-vitima-de-crime-sexual-nao-gera-dano-moral/328609666

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)