Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Veiga de Oliveira recebe homenagens por sua aposentadoria

    há 7 anos

    O desembargador agradeceu aos presentes pelo apoio ao seu trabalho no TJMG

    A sessão da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizada hoje, 28 de março, foi marcada pelas homenagens ao desembargador José do Carmo Veiga de Oliveira, que se aposentou. Sua última participação em sessão de julgamento ocorreu no dia 13 de dezembro de 2016.


    Estiveram presentes, além dos integrantes da Câmara – Vicente de Oliveira Silva, presidente, Cabral da Silva, Mariângela Meyer, Manoel dos Reis Morais e Claret de Moraes – os desembargadores José Fernandes Filho e Márcio Aristeu Monteiro de Barros (ex-presidentes do TJMG), Baía Borges, Almeida Melo, Kildare Carvalho, Gutemberg da Mota e Silva, Alberto Diniz Júnior (representando a Amagis), Luiz Carlos Gomes da Mata, Tiago Pinto, José Américo Macedo e o juiz Genil Anacleto Rodrigues, entre outras autoridades, além de ex-assessores, servidores e familiares do homenageado.

    O desembargador Luiz Carlos Gomes da Mata, presidente da 13ª Câmara Cível, foi o primeiro a se manifestar, ressaltando que ultimamente tem ocorrido uma grande “sangria” nos quadros da magistratura, com as reformas em tramitação no Congresso nacional. Ele destacou o homenageado como um grande magistrado, sério e probo.

    Em seguida, falou pelos integrantes do gabinete do desembargador o assessor Lucas Assis Lopes. Ele e os colegas entregaram a Veiga de Oliveira uma placa em sua homenagem.

    O escrivão da 10ª Câmara Cível, José Antônio Vaz, também tomou a palavra, em nome de todos os servidores do cartório. Ressaltando o privilégio de ter trabalhado com o magistrado, também lhe entregou uma placa em homenagem.

    O desembargador Cabral da Silva fez o discurso de homenagem em nome dos integrantes da 10ª Câmara Cível. “O homenageado sempre se pautou pelo exercício da judicatura com denodo e brilho, enfrentando as teses jurídicas que lhe foram postas a exame, de forma acurada, sendo considerado um dos melhores magistrados da atual safra de julgadores mineiros”, ressaltou.
    Cabral da Silva fez considerações sobre “a reação espúria que visa minar os pilares do Poder Judiciário” diante da “corajosa, eficiente e altaneira postura dos mais diversos juízes do País no combate à corrupção”.


    “Não é pelo querer de cidadãos que se veem investigados em razão de denúncias egressas do Ministério Público e que são devidamente recepcionadas pelo juiz, de forma motivada, nas quais emergem claros os requisitos ensejadores da abertura dos respectivos procedimentos, que a magistratura sucumbirá”, afirmou.
    Cabral da Silva referiu-se a Veiga de Oliveira como “home de invulgar brilho cultural e jurídico, que jamais se curvou ao interesse dos poderosos, mantendo-se sempre altaneiro e independente em seus julgados, dotado de espírito lúcido e irrequieto ..., desempenhando sua missão de julgador com percuciência e a humildade dos grandes e sobretudo com a honradez que lhe é marca peculiar”.

    A desembargadora Mariângela Meyer, destacando o homenageado pelo “exemplo que permanecerá vivo em nosso tribunal”, entregou a ele uma placa em nome dos integrantes da 10ª Câmara Cível.

    Várias outras homenagens se seguiram, feitas pelo advogado Bruno Albergaria, em nome da OAB, pelo cunhado do desembargador, Jairo Vasconcelos Júnior, pelo ex-aluno Alexsander de Assis Souza, em nome de todos os colegas, pelo professor Emílcio José Lacerda Vilaça, em nome dos professores da PUC Contagem e São Gabriel, e pelo filho do homenageado, Leonardo.

    Ao tomar a palavra, o desembargador Veiga de Oliveira se disse tomado de assalto por grandes emoções, diante das homenagens, agradecendo-as. Ele agradeceu também a todos os colegas, assessores e servidores pelos momentos de grande alegria durante sua atuação no Tribunal e destacou a “santa e bendita palavra de Deus”, que rege nossas vidas.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
    TJMG - Unidade Raja Gabaglia
    (31) 3299-4622


    imprensa@tjmg.jus.br
    facebook.com/TJMGoficial
    twitter.com/tjmgoficial
    flickr.com/tjmg_oficial



    • Publicações11204
    • Seguidores1716
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veiga-de-oliveira-recebe-homenagens-por-sua-aposentadoria/443739978

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)