Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Veja como candidatos podem questionar provas de concursos

    G1 traz modelos de recursos de várias disciplinas para orientar candidatos. Especialistas e Cespe/UnB e Cesgranrio respondem a tira-dúvidas.

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 11 anos

    Os candidatos que fazem concursos públicos podem questionar pontos do edital, questões, gabaritos e resultados de todas as provas previstas nas seleções por meio de recursos administrativos. As bancas organizadoras devem disponibilizar as regras dos recursos no edital, dar tempo para os candidatos formularem seus questionamentos, analisar todas as argumentações e justificar as respostas dadas.

    Os recursos mais comuns se referem a enunciados de questões e gabaritos das provas objetivas e correções das provas discursivas. O G1 traz abaixo modelos de recursos de várias disciplinas de professores de cursos preparatórios - clique nos links em vermelho.

    Veja modelos de recursos das disciplinas de português, atualidades, direito constitucional, direito penal, direito administrativo e matemática e raciocínio lógico Veja modelo de recurso aceito referente a uma prova de redação Veja modelo de recurso aceito sobre a disciplina de direito penal

    Os recursos são aceitos após a divulgação do gabarito ou resultado preliminar de cada prova. O prazo dado pelas bancas costuma ser de dois dias úteis, contados a partir do dia seguinte à divulgação do gabarito ou resultado provisórios. Os resultados definitivos não aceitam mais recursos, pois eles são divulgados após serem analisados os questionamentos dos candidatos.

    As bancas organizadoras pedem em seus editais que os recursos sejam devidamente fundamentados, claros, consistentes e objetivos. O candidato não pode se identificar, não pode fazer recursos inconsistentes, intempestivos (fora do prazo estabelecido), incoerentes nem com teor que desrespeite a banca.

    Somente será aceito um recurso por questão, para cada candidato. Alguns editais trazem modelo a ser preenchido (veja abaixo). Outros oferecem links no site da instituição organizadora, onde será formulado o pedido. O candidato entra no site, digita seus dados pessoais e o número da questão à qual ele fará objeção. Ali existe uma caixa de texto, onde ele escreve sua argumentação. Concursos de menor porte, como os municipais, podem exigir a entrega do recurso pessoalmente ou via Correios.

    As organizadoras consultadas pelo G1, a Esaf, o Cespe/UnB e a Cesgranrio, três das maiores do país responsáveis pela maioria dos concursos federais, informam que não há limitação de linhas nem de número de recursos, e que todos são analisados. Veja na tabela abaixo a posição de cada entidade em relação aos questionamentos feitos pela reportagem.

    O G1 elaborou ainda um tira-dúvidas sobre recursos e ouviu Fernando Bentes, diretor acadêmico do site QConcursos.com, e Sérgio Camargo, advogado especializado em concursos.

    É melhor entrar com recurso com a ajuda de um professor ou especialista da área ou pode entrar sozinho?

    Fernando Bentes: seria bom conseguir o auxílio de especialistas da disciplina, que têm uma noção mais completa dos fundamentos teóricos e práticos envolvidos na pergunta e na resposta. Muitos cursos preparatórios presenciais ou pela internet divulgam um gabarito e fundamentam as respostas, o que também pode servir de base para o recurso do candidato.

    Sérgio Camargo: o candidato pode interpor ele mesmo o recurso. Porém, a representação técnica de um especialista é sempre mais hábil a defender os interesses do candidato com as bancas, que em regra negam recursos administrativos, principalmente os de técnica duvidosa.

    As grandes organizadoras só aceitam recursos individuais. Mesmo assim, o candidato pode fazer recurso em conjunto com outros candidatos e omitir que isso foi feito? Ou é melhor, mesmo que o grupo questione a mesma questão, cada um fazer o seu recurso?

    Fernando Bentes: é ótimo que os candidatos se comuniquem com seus professores e colegas de classe ou de concurso. Assim, saberão detalhes da banca, da prova e de questões anuláveis que podem b...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veja-como-candidatos-podem-questionar-provas-de-concursos/100700398

    Informações relacionadas

    Rafael Kolonetz, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo simples - Recurso Administrativo - Prova objetiva - Resultado preliminar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)