Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Veja dicas para vencer a relação candidatos por vaga dos concursos

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 11 anos

    Concursos públicos costumam ter uma concorrência muito alta. Em muitos casos, a proporção é de centenas ou até de milhares de candidatos para cada vaga. Para quem está nesta disputa, é preciso muita autoestima para acreditar na possibilidade de conquistar uma das vagas ofertadas. Ou uma boa estratégia. Ou ambas as coisas. Os anúncios de concursos com altos salários ou com elevado número de vagas atraem muita gente, mas a grande maioria dessas pessoas apenas se inscreve no processo seletivo atraída pela oportunidade. Na verdade, um percentual pequeno está realmente disposto a trabalhar por isso, ou seja, dedicar tempo de estudo para conquistar a aprovação. Mesmo do grupo que estuda, a maioria inicia a preparação a partir da publicação do edital. O que parece natural, porque é preciso saber o que estudar: o conteúdo programático que será cobrado na prova.

    Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal

    A quantidade de matérias é muito grande e o tempo entre o edital e a prova, curto (em torno de dois meses). E, se tanta gente busca a mesma coisa, é importante diferenciar-se da massa. Nesse caso, a solução é estudar antes mesmo da publicação do edital. De que forma? A partir de matérias que muito provavelmente serão cobradas no leque de concursos que o candidato almeja - as disciplinas básicas daquela área. Por isso é tão importante escolher uma área de atuação no serviço público e conhecer quais disciplinas costumam cair nas provas de acesso àquelas vagas.

    Outro fator importante é acompanhar as notícias de concursos para saber quando fechar mais o foco e intensificar o estudo, avaliando se é o momento de incluir disciplinas específicas do edital que estiver para ser publicado. Também é interessante acompanhar editais em outras regiões do país - mesmo que não vá prestar aquele concurso - para perceber a tendência de assuntos cobrados para o cargo e evitar surpresas na publicação do edital de interesse.

    VEJA EXEM...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veja-dicas-para-vencer-a-relacao-candidatos-por-vaga-dos-concursos/100318001

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)