Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Veja os reflexos tributários na concessão de bolsas de estudo

    Publicado por COAD
    há 14 anos

    Considera-se bolsa de estudo, a quantia despendida por pessoa física ou jurídica destinada ao custeio do aprimoramento cultural, técnico ou profissional de terceiro, sem beneficiar diretamente a pessoa concedente.

    Na pessoa jurídica, os gastos com bolsas de estudo, caracterizadas como doações, são considerados indedutíveis na sua totalidade, tanto para efeito de determinação do lucro real quanto da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

    Para a pessoa física beneficiária os valores correspondentes a bolsas de estudo e de pesquisa caracterizadas como doações, quando recebidas exclusivamente para proceder a estudos ou pesquisas e desde que os resultados dessas atividades não representem vantagem para o doador, nem importem contraprestação de serviços, são considerados rendimentos isentos de tributação pelo Imposto de Renda, na fonte e na Declaração de Ajuste Anual.

    Para saber mais sobre o assunto clique aqui.

    • Publicações40292
    • Seguidores1094
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veja-os-reflexos-tributarios-na-concessao-de-bolsas-de-estudo/2093751

    Informações relacionadas

    Senado
    Notíciashá 12 anos

    Aprovada dedução de despesa com treinamento do IR das empresas

    Benefícios Indiretos (Fringe Benefits) - Tratamento Fiscal e Previdenciário

    Notíciashá 13 anos

    EMPRESA PODERÁ DEDUZIR DO IR GASTOS COM QUALIFICAÇÃO DE EMPREGADOS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)