Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Veja quais países já proibiram o Twitter

    (spoiler: nenhum deles é democrático)

    Publicado por Webert Dixini Miranda
    há 20 dias

    Veja quais países já proibiram o Twitter

    Apenas altos servidores do governo, cientistas e alguns poucos estudantes têm acesso à internet na Coreia do Norte, comandada por Kim Jong-un.| Foto: Jorge Silva/EFE-EPA

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pode retirar o Twitter/X do ar no Brasil a qualquer momento. Pelo menos é o que indica uma reportagem do portal UOL publicada no domingo (7) e assinada pela jornalista Andreza Matais.

    Segundo o texto, interlocutores do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Superior Tribunal Eleitoral (STE), Alexandre de Moraes, procuraram, na manhã daquele dia, a presidência da Anatel para pedir informações sobre os procedimentos necessários para desabilitar a rede social.

    A consulta foi motivada pelo embate público protagonizado por Moraes e o bilionário Elon Musk, dono da plataforma.

    A situação teve início na última quinta-feira (4), quando a rede social divulgou uma série de documentos internos – os chamados Twitter Files – que desvendam tentativas do TSE de violar o Marco Civil e direitos constitucionais de cidadãos brasileiros.

    Os arquivos foram revelados pelo jornalista americano Michael Shellenberger, em colaboração com a Gazeta do Povo.

    No sábado (6), Musk respondeu um tweet de Moraes com uma pergunta: “Por que você exige tanta censura no Brasil?”. No entendimento do empresário, Moraes comete arbitrariedades em suas decisões que determinam a retirada de publicações, multas e bloqueio de perfis, entre outras punições.

    Musk ainda ameaçou que pode desbloquear contas de brasileiros censuradas. E comparou o magistrado ao vilão da saga Star Wars, chamando-o de “Darth Vader do Brasil”.

    Na noite de domingo, Moraes reagiu às provocações e determinou que o bilionário seja investigado, incluindo-o no inquérito das milícias digitais. Também estabeleceu uma multa diária de R$100 mil para cada perfil da rede social que eventualmente venha a ser desbloqueado, em descumprimento de decisões do STF ou do TSE.

    A série de declarações contra o ministro levantou especulações sobre uma possível retirada da plataforma do ar por ordem do Judiciário. Afinal, algo semelhante aconteceu em 2022, quando o STF determinou o bloqueio do Telegram no Brasil porque a empresa “não cooperava com investigações”.

    A Anatel chegou a notificar as operadoras de telefonia celular para impedir o acesso ao aplicativo – que acabou cumprindo as exigências impostas pelo tribunal e foi liberado.

    O X está ou já esteve bloqueado em mais de sete países – todos eles governados por regimes ditatoriais ou autocráticos. Conheça a seguir alguns deles e entenda como as proibições tiveram início.

    Coreia do Norte

    Na ditadura de Kim Jong-un, a censura vai além das redes sociais, alcançando o ciberespaço em sua totalidade. O acesso está disponível apenas para altos servidores do governo, cientistas e alguns poucos estudantes.

    No entanto, mesmo essas pessoas têm suas atividades virtuais rigorosamente controladas. O Estado também monitora seus funcionários que vivem no estrangeiro e todas as conexões de internet às quais eles têm acesso.

    China

    Como na Coreia do Norte, todas as redes ocidentais estão bloqueadas. O governo também proíbe o uso de VPNs (virtual private networks, “rede privadas virtuais”, usadas para transmitir dados de forma segura e anônima).

    Por Maria Laura Assis, especial para a Gazeta do Povo, em 08/04/2024

    Leia mais em: https : // www . gazetadopovo . com . br /ideias/veja-quais-paises-ja-proibiramotwitter-spoiler-nenhum-delesedemocratico/ (((tire os espaços)))

    Copyright © 2024, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

    • Sobre o autorEmpresário Individual e Advogado.
    • Publicações140
    • Seguidores309
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veja-quais-paises-ja-proibiram-o-twitter/2330340959

    Informações relacionadas

    DR. ADEvogado, Administrador
    Notíciashá 20 dias

    Advogado se revolta com decisões opostas no TJ/SP: “Tem que rezar pra Exu”

    Hiromoto Advocacia, Advogado
    Notíciashá 20 dias

    Pessoa com deficiência tem direito à isenção do IPI mesmo se receber outro benefício tributário

    Diego Luiz de Freitas, Advogado
    Notíciashá 20 dias

    Banco Nu Bank Descumpre Decisão Judicial está por um Fio de Sofrer pena de Crime de Desobediência

    Modeloshá 4 anos

    Recurso Extraordinário

    Enviar Soluções, Advogado
    Notíciashá 19 dias

    Não é obrigatória a apresentação de um comprovante de residência para ingresso de uma ação

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)