Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Venda irregular de lote em cemitério gera indenização por dano moral

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 13 anos

    Entre os mais de 30 recursos julgados durante a sessão realizada nesta terça-feira (26), a Câmara Única do Tribunal de Justiça do Estado deu provimento parcial à Apelação Cível interposta pelo Município de Macapá e reduziu, de R$ 15 mil para R$ 5mil, o valor que a Prefeitura havia sido condenada a pagar à Fernanda Leite Silva, a título de reparação por danos morais por ter comprado um lote irregular no cemitério municipal.

    Segundo os autos, tudo começou em 2008, com a morte de Virgílio Miranda da Silva, avô da autora da ação, ocasião em que Fernanda fora induzida pelo administrador do Cemitério Municipal, Francisco Nonato, a comprar um jazigo de um cidadão por nome Manoel Dias do Vale, sob o argumento de que o negócio era legal.

    Logo após o sepultamento, Fernanda foi impedida de construir o mausoléu do avô porque foi provado que o lote adquirido pertencia a um terceiro, forçando-a a solicitar Alvará Judicial para desenterrar o cadáver e sepultá-lo em outro lote.

    Os desembargadores que julgaram a apelação entenderam que a autora e seu avô mantinham vínculos afetivos de pai e filha, visto que Fernanda havia sido criada pelo avô e com ele morava desde criança, sem nunca ter tido contato com o pai biológico. “Diante das provas, não há como negar a relação paterna-filial existente entre neta e avô, o que lhe confere legitimidade para pleitear danos morais em decorrência dos fatos narrados no processo”, justificou em seu voto, o relator da apelação, Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos, afastando a preliminar arguida pelo município sustentando que, por ser apenas neta do falecido, Fernanda não tinha direito aos danos morais pleiteados.

    A sessão foi presidida pelo Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos e contou com a participação dos desembargadores Gilberto Pinheiro, Edinardo Souza e dos juízes convocados Eduardo Contreiras e Sulei Pini.

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações226
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/venda-irregular-de-lote-em-cemiterio-gera-indenizacao-por-dano-moral/2789750

    Informações relacionadas

    Advogado Atualizado, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Petição Previdenciária

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)