Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Vepema participa de mutirão em escolas de Vila Velha

    Um mutirão composto por pessoas que cumprem penas alternativas está realizando ações de limpeza e combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas de Vila Velha. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a 7º Vara Criminal de Vitória (Vepema) e a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha (Semed).

    São de 10 a 15 prestadores de serviço que, aos sábados, capinam, limpam e descartam móveis quebrados e entulhos dos espaços das escolas e seu entorno. Em quatro meses de atuação, já foram realizados 16 mutirões que atenderam 12 escolas.

    O objetivo é eliminar as possíveis áreas de reprodução do mosquito que transmite os vírus da Dengue, do Zika e da frebre Chikungunya.

    As escolas foram definidas pela Secretaria de Educação que, após avaliar as áreas de maior vulnerabilidade, definiu a região da Grande Terra Vermelha como área inicial de atuação.

    Já os apenados são selecionados por triagem realizada pelo serviço psicológico da Vara, e contam com transporte fornecido pela Semed até o local da limpeza. Só recebem a pena alternativa aqueles que praticaram pequenos delitos.

    Segundo o coordenador da Seção de Fiscalização de Penas e Medidas Alternativas da Vepema, Bruno de Oliveira Fabres, os mutirões surgiram em caráter experimental, mas já têm previsão de expansão. Eles passarão a existir também durante a semana, atendendo a crescente demanda por parte dos diretores das escolas.

    Para o Juiz da Vepema, Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, quando a pena do prestador de serviço se converte em beneficio social, a sociedade entende, aprova e apoia. O magistrado destaca também o efeito didático da prestação do serviço, que melhora perceptivelmente a autoestima dos apenados.

    A Vepema é responsável por executar penas restritivas de direito, sendo a grande maioria de prestação de serviços à comunidade. A Vara realiza convênios com órgãos públicos ou instituições da sociedade civil sem fins lucrativos desde que foi criada, em 2001.

    As escolas de Vila Velha que desejam receber a visita do mutirão podem entrar em contato com a Semed pelo telefone 3388-4337 ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

    02 de março de 2016


    • Publicações2368
    • Seguidores370
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vepema-participa-de-mutirao-em-escolas-de-vila-velha/312041196

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)