Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Verba não pode ser maior que o subsídio

    há 11 anos

    A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça determinou, por unanimidade, que o valor da verba indenizatória recebida pelos vereadores de Cuiabá não poderá ultrapassar o valor do subsídio, atualmente em R$ 15.031,00. Para tanto, terá que ser seguida a mesma proporção que estava em vigor em 2007, quando a verba indenizatória foi criada. Isso significa que esta última será sempre menor que a quantia do salário.

    Na tarde desta sexta-feira (4 de outubro), os desembargadores Sebastião Barbosa Farias e Maria Aparecida Ribeiro seguiram o voto da relatora Maria Erotides Kneip Baranjak, de 24 de setembro, e proveram parcialmente o Agravo de Instrumento.

    Ao ler o seu voto a primeira vogal Maria Aparecida explicou que a determinação da proporcionalidade não se trata de decisão extra-petita, ou seja, fora do pedido formulado pelo Ministério Público Estadual.

    Com efeito, conquanto a matéria não tenha sido enfrentada na decisão agravada e nem requerida expressamente pelo Parquet, não se pode perder de vista que a demanda de origem ação civil pública não é de natureza individual, mas coletiva, visto que utilizada para a tutela dos interesses coletivos. Neste tipo de demanda, como é cediço, o princípio da adstrição, que exige uma correlação entre o pedido e o provimento judicial, é mitigado por força da relevância social do bem jurídico protegido interesse coletivo e, também, para permitir que haja máxima efetividade processual.

    Leia aqui e aqui os votos da relatora e da primeira vogal

    Sandra Pinheiro Amorim

    Coordenadoria de Comunicação do TJMT

    imprensa@tjmt.jus.br

    (65) 3617-3393/3394

    • Publicações3158
    • Seguidores187
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações171
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/verba-nao-pode-ser-maior-que-o-subsidio/100702586

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)