Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Vereadores de Canas aprovam lei de incentivo à Micro e Pequena Empresa

    há 9 anos

    A Câmara de Canas aprovou na noite de terça-feira (1/9) o projeto do executivo municipal que regulamenta a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O texto, que facilita a abertura de novos negócios e cria mecanismos de incentivo aos empreendedores da cidade, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, que elogiaram a iniciativa.

    “Estamos diante de um projeto muito importante, não só para as micro e pequenas empresas, mas também para a toda a população, pois vamos impulsionar a geração de empregos, o comércio e a arrecadação da cidade”, comemorou o vereador Laerte Zanin.

    Antes da sessão, os vereadores participaram de uma audiência com o gerente regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá, Ricardo Calil, que detalhou os avanços e benefícios promovidos pela legislação. "Estimulando os empreendedores individuais, micro e pequenas empresas, a inclusão social acontece, pois aqueles que não tinham oportunidades dentro do município podem trabalhar com empresas formalizadas e gerando empregos."

    O próximo passo será o processo de implementação da lei de forma efetiva. “Fizemos a adaptação da lei federal às características do nosso município e agora vamos colocar os dispositivos em prática, adotando as medidas para facilitar o ingresso desses micro e pequenos empresários na economia formal”, explicou Bruno Reginato, diretor jurídico da Prefeitura de Canas.

    Incentivo

    A Lei Geral, também conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, foi criada pela Lei Complementar Federal 123 de 2006, que garantiu tratamento favorecido, simplificado e diferenciado a esse setor da economia, que representam 99% dos negócios do país.

    O objetivo é incentivar o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia. Para isso o texto cria uma série de mecanismos legais que facilitam a abertura de empresas, acesso a crédito e competitividade no mercado.

    Na área de atuação do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá a Lei Geral já foi implementada nas cidades de Aparecida, Campos do Jordão, Cruzeiro, Pindamonhangaba, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal.

    Segundos dados do IBTP (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) a Região Metropolitana do Vale do Paraíba conta atualmente com 194.997 Micro e Pequenas Empresas, sendo que 68.785 são Microempreendedores Individuais.

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores230
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vereadores-de-canas-aprovam-lei-de-incentivo-a-micro-e-pequena-empresa/229680840

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)