Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Vetado projeto que cria programa de incentivo à leitura como atividade extracurricular

    O projeto protocolado sob o número 1.908/14, da Governadoria do Estado, veta integralmente o autógrafo de lei nº 97, de 22 de abril de 2014. A matéria tem o objetivo de estabelecer o programa de incentivo à leitura de jornais e revistas, em sala de aula, como atividade extracurricular, nos estabelecimentos públicos de ensino fundamental e médio. A proposta é do deputado Talles Barreto (PTB). A propositura dispõe que jornais e revistas deverão ser mais bem aproveitados em sala de aula como instrumento mediador de informações e elo de aproximação dos conteúdos escolares ao cotidiano dos alunos. Se tivesse sido sancionado, toda unidade de ensino fundamental e médio passaria a receber diariamente pelo menos um gênero de jornal local ou regional e mensalmente um gênero de revista de amplitude nacional. Segundo justificativa do projeto, o programa tem o objetivo de orientar os adolescentes e jovens para o exercício da cidadania com ênfase na formação do hábito de leitura e da convivência com o pluralismo de ideias, e no desenvolvimento sociocultural e do senso crítico dos alunos, mediante análise crítica dos acontecimentos que fazem o cotidiano dos cidadãos. Dentre as razões que levaram a Governadoria a vetar a proposta, está a seguinte: a exigência de que o programa concebido na proposição seja incluído como atividade extracurricular, sendo realizada de forma interdisciplinar e complementar aos conteúdos programáticos das diversas disciplinas do currículo escolar (art. 3º), interfere em matéria, diretrizes e bases da educação estadual, reservada a lei complementar, nos termos do art. 156, 3ºda Constituição Estadual. A justificação da matéria enviada pelo executivo também explica que os órgãos e agentes responsáveis pelo planejamento curricular e pela execução das políticas públicas relativo ao ensino básico já dispõem de instrumentos com que conceber e executar, no âmbito administrativo, programas de incentivo á leitura. O veto do governo foi preliminarmente apresentado em Plenário e encaminhado para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás para fins de relatoria. Em seguida, será votado pela plenária em dois turnos.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vetado-projeto-que-cria-programa-de-incentivo-a-leitura-como-atividade-extracurricular/120493849

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)