Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Via Legal: INSS é proibido de fazer desconto no pagamento de segurados que recebem até um salário mínimo

    A internet virou a grande ferramenta para o cidadão acompanhar os gastos públicos e saber onde os políticos estão aplicando o dinheiro arrecadado. Mas é preciso que o portal da transparência seja implementado de forma correta. A prefeitura do município de Araruama, na região dos lagos do Rio de Janeiro, foi condenada pela Justiça Federal a publicar uma série de informações, previstas em lei, e que não estavam disponíveis no site.

    O INSS foi proibido de fazer desconto no pagamento dos segurados que recebem até um salário mínimo. A decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região vale para brasileiros que dependem de benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e aposentadoria.

    O Via Legal fala ainda sobre as polêmicas taxas bancárias. Se, por algum motivo, o consumidor deixar de pagar, a dívida pode acumular e ficar imensa, como aconteceu com uma mulher de Brasília. O nome dela foi negativado depois de cobranças indevidas de taxas bancárias. Ela só conseguiu anular a dívida e limpar o nome depois que levou o caso aos tribunais. Para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o banco falhou ao renovar o cheque especial da cliente sem a autorização.

    A moda de comer grãos, granolas e produtos naturais tem o lado positivo, saudável. Mas é preciso ter cuidado na hora de pesar esses produtos vendidos a granel. Uma empresa de São Carlos, no interior de São Paulo, foi condenada pela Justiça Federal por vender produtos pré-embalados com peso inferior ao mostrado no rótulo.

    De Recife, o Via Legal conta a história de um rapaz transgênero, que já alterou o nome civil, e se surpreendeu quando fez a inscrição do Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Na hora da prova, apareceu o nome antigo dele. Constrangido, ele procurou Defensoria Pública que entrou com um processo. Para a Justiça, ficou comprovado que o estudante tentou por várias vezes entrar em contato com a universidade. Por isso, a decisão determinou a mudança do nome dele no exame.

    O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.

    HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

    TV JUSTIÇA

    20 de fevereiro – quarta, 21h

    21 de fevereiro – quinta, 12h (reprise)

    23 de fevereiro – sábado, 21h (reprise)

    24 de fevereiro – domingo, 16h (reprise)

    26 de fevereiro – terça, 12h (reprise)

    TV CULTURA

    24 de fevereiro – domingo, 5h 45

    27 de fevereiro – quarta, 6h 45 (reprise)

    *Fonte:CJF

    • Publicações5759
    • Seguidores1418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/via-legal-inss-e-proibido-de-fazer-desconto-no-pagamento-de-segurados-que-recebem-ate-um-salario-minimo/677901749

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)