Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Viagem internacional: como restituir imposto sobre produtos comprados lá fora

    Com a proximidade das férias e o crescimento da renda, muitas pessoas começam a fazer as malas e planejam a tão sonhada viagem internacional. Muito tem se falado ultimamente sobre os gastos de brasileiros no exterior, que crescem mensalmente e batem recorde, de acordo com o Banco Central.

    O que muitos turistas - tanto os de primeira viagem como os mais experientes - desconhecem é a possibilidade de reaver os impostos pagos no exterior, o chamado IVA (Imposto sobre o Valor Agregado). Nos Estados Unidos, um dos principais destinos dos brasileiros, a taxa é conhecida como sales tax. Já na Europa e em outros países da América do Sul, chama-se VAT.

    Para o advogado, mestre em Direito e especialista em tributos, Edson Pinto, a restituição é bastante justa, pois o imposto recolhido pelo governo é dirigido aos benefícios do cidadão residente no país, não para o turista que está temporariamente no local.

    Como pedir o reembolso

    De acordo com o especialista, cada país tem suas próprias normas, mas, normalmente, o procedimento funciona da seguinte forma: O turista deve apresentar, no ato da compra, o passaporte e pedir o formulário de solicitação de devolução de imposto - Tax Refund. As notas fiscais e o formulário preenchido deverão ser depositados na alfândega do aeroporto de embarque no momento da saída do país - as compras devem ser exportadas no prazo de três meses.

    O reembolso, habitualmente, é creditado por cartão de crédito. “Caso, contudo, o turista não receba a restituição do seu imposto, ele pode, por meio de um advogado, mover uma ação/notificação junto à Receita Federal, mesmo de outro país, pleiteando a restituição do imposto pago”, afirma o advogado.

    Restrições

    “É importante ressaltar que a isenção não costuma ser aplicada em despesas com serviços (hospedagem, restaurantes, locadoras de automóveis), produtos comprados via internet ou que não sejam caracterizados como bens exportáveis, tais como alimentos e bens imóveis, por exemplo. O Canadá, no entanto, é uma exceção à regra, permitindo o reembolso em despesas com hospedagem”, finaliza Edson Pinto.

    Fonte: Infomoney

    • Publicações4890
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3431
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/viagem-internacional-como-restituir-imposto-sobre-produtos-comprados-la-fora/2748288

    Informações relacionadas

    Notíciashá 13 anos

    TURISTA PODE PEDIR DEVOLUÇÃO DE IMPOSTOS NO EXTERIOR

    Daniela Braga, Advogado
    Modeloshá 4 meses

    Autorização para Retirada de Passaporte no CASV

    Contratos de financiamentos de veículos quitados. Quais taxas podem ser restituídas ao consumidor? Entenda seu contrato.

    Schumacker Andrade, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Comprou pela internet e desistiu? Reembolso deve ser total, inclusive de frete e outras taxas

    Felipe Athayde, Advogado
    Artigosano passado

    Impostos de importados: como contestar uma cobrança indevida

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)